Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

TSTAg-AIRR 1000786-18.2024.5.02.0030

Multa por embargos de declaração protelatórios: inexistência de erro material

Relator(a): DOUGLAS ALENCAR RODRIGUES

  • Direito do Trabalho
  • Multa por embargos de declaração protelatórios
  • Inexistência de erro material
  • Multa devida

Ementa

AGRAVO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. REGIDO PELA LEI 13.467/2017. MULTA POR EMBARGOS DE DECLARAÇÃO PROTELATÓRIOS. INEXISTÊNCIA DE ERRO MATERIAL. MULTA DEVIDA. TRANSCENDÊNCIA NÃO RECONHECIDA. 1. Trata-se de recurso de agravo em que se discute apenas a condenação ao pagamento da multa por embargos de declaração protelatórios, aplicada pelo juízo de primeiro grau. 2. No caso, o Reclamante pleiteou indenização por danos morais, com fundamento na obrigação de utilizar camiseta com teor político, em apoio a determinado candidato à Presidência da República. O juízo de primeiro grau indeferiu a pretensão inicial, por falta de comprovação do prejuízo sofrido pelo Reclamante, uma vez que o evento em que foi utilizada a referida camiseta ocorreu posteriormente à realização das eleições presidenciais, bem como porque o próprio Autor manifestou-se como apoiador declarado do mencionado candidato ao cargo de Presidente da República. 3. Após sentença, o Reclamante opôs embargos de declaração suscitando ocorrência de “erro material” porque não declarou ou reconheceu apoio ao referido candidato à Presidência. 4. Em sentença de embargos de declaração, o juízo origem reputou a alegação absolutamente descabida e com nítido caráter protelatório, tendo em vista que, em manifestação à contestação, o Reclamante impugnou o vídeo colacionado pela Reclamada e, efetivamente, registrou que “apenas estava em um momento exercendo sua liberdade democrática, diferente de quando dentro de seu ambiente de trabalho fora obrigado a usar vestes e apoiar um determinado político.”. Constatado que o fundamento utilizado possui respaldo probatório e, consequentemente, a inexistência de erro material, foi fixada a multa prevista no artigo 1.026, §2º, do CPC por oposição de embargos de declaração protelatórios. 5. O Tribunal Regional manteve a condenação ao pagamento da multa e destacou que o Reclamante utilizou-se de erro material para aduzir fato inverídico, em total descompasso com as hipóteses de cabimento dos embargos de declaração. Assim, constatado que a sentença não possuía erro material e que o Reclamante utilizou-se de instrumento processual inadequado para manifestar seu inconformismo, resta patente o caráter protelatório do remédio processual eleito, sendo, portanto, devida a multa por embargos de declaração protelatórios. Não afastados os fundamentos da decisão agravada, impõe-se a sua manutenção. Agravo não provido, com acréscimo de fundamentação.

Decisão

Acordam os Ministros por unanimidade, negar provimento ao agravo. Brasília, 13 de abril de 2026.. DOUGLAS ALENCAR RODRIGUES Ministro Relator

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.