Lasier elogia decisão do STF de manter pena de prisão após condenação em segunda instância

Senador elogia Decisão do STF de manter prisão para condenados em segunda instância.

O senador Lasier Martins (PDT-RS) comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a possibilidade de prisão para condenados em segunda instância pela Justiça. Para ele, é uma forma de combater a estratégia usada por muitos criminosos de recorrer indefinidamente para adiar a punição.

- Com isso, se combatem os abusos aos recursos processuais intermináveis que caracterizavam a situação de réus perigosos, contumazes, de crimes graves. Até mesmo aqui em Brasília houve um empresário que levou 16 anos para ser recolhido e só depois da decisão do Supremo é que isso pôde ocorrer - afirmou Lasier em pronunciamento no Plenário do Senado nesta quinta-feira (6).

A decisão do STF mantém o entendimento que a corte havia firmado em fevereiro sobre o assunto. A ação que motivou a decisão foi proposta pela Ordem dos advogados do Brasil (OAB), que defendia o direito dos condenados de primeira e segunda instância de aguardar a decisão final em liberdade. Agora, os tribunais terão de seguir a conduta prescrita pelo Supremo.

O senador rebateu argumentos de que seria injusto condenar à prisão alguém que ainda poderia entrar com recursos. Para ele, a situação de deixar soltas pessoas que tiveram a condenação confirmada por tribunais era um estímulo à criminalidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 6 de outubro de 2016

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro