AMB e Iepa homenageiam ministro Herman Benjamin

Nova espécie de orquídea recebeu o nome do magistrado.

Nova espécie de orquídea recebeu o nome do magistrado

O ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi homenageado nesta segunda-feira (21) pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa). Seu nome foi a base para uma nova espécie de orquídea, a “Bulbophyllum antoniobenjamenii”.

A presidente da AMB, Renata Gil, participou do evento e afirmou que a homenagem é mais do que merecida. “É uma homenagem linda, representa também o Brasil e o meio ambiente. O ministro Herman merece muito, pois se dedica dia e noite à magistratura nacional. É um trabalho louvável”, disse a magistrada.

Herman foi presidente da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam). Foi um dos elaboradores da Lei dos Crimes contra o Meio Ambiente (Lei nº 9.605/98) e diretor da Comissão de Direito Ambiental da União Internacional para a Conservação da Natureza. “O trabalho do ministro é ímpar. Realmente transformou a realidade da Justiça do país. O ministro é incansável na sua luta ambiental. Realizou grandes eventos relacionados a este tema e a sua respeitabilidade neste universo é digna de nota”, disse Renata Gil.

O ministro Herman agradeceu a homenagem. “Aceitei este ato de apreço porque creio que não se trata de uma homenagem a mim nem mesmo ao meu trabalho, uma vez que, como juiz, eu só tenho que fazer o que a Constituição e as leis me mandam. Não há favor nem o que agradecer. Esta homenagem é muito delicada por ser parte de um trabalho magnífico de um pesquisador sobre a flora brasileira”, afirmou.

O pesquisador Patrick Cantuária, responsável pelo Iepa, foi quem descobriu a orquídea “Bulbophyllum antoniobenjamenii”. A planta foi coletada em 10 de junho no município de Ferreira Gomes, no Amapá. Tem as folhas verdes e as flores amarelas e para Patrick representa bem a “brasilidade” e a natureza do país.

Publicado em 21 de setembro de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro