Divórcio decretado antes da citação do cônjuge Juíza decreta divórcio de casal antes mesmo da citação do cônjuge

O divórcio foi decretado pela juíza de direito da 3ª Vara de Família da Comarca de Joinville.

A juíza de direito titular da 3ª Vara de Família da Comarca de Joinville, em Santa Catarina, Karen Francis Schubert, respaldada nas alterações legislativas recentes, acatou o pedido de uma mulher para decretar o divórcio do casal, atendendo ao pedido de tutela antecipada.

A decisão que decretou o divórcio do casal antecedeu a citação do marido, já que ocorreu liminarmente, após o recebimento da exordial apresentada pela mulher que pleiteava o divórcio.

Assim afirmou a juíza Karen Francis Schubert: “Diante da impossibilidade de manterem a constância da união matrimonial, bem como de reconciliação, a requerente pleiteou liminarmente a decretação do divórcio, o qual foi concedido”.

A magistrada destacou que o divórcio passou a ser caracterizado como um direito potestativo incondicionado, fundamentado em norma constitucional, razão pela qual para sua decretação, não se exige a apresentação de qualquer prova ou condição, dispensando-se a formação do contraditório.

E neste norte, verifica-se que o único elemento exigível para a decretação do divórcio é exclusivamente a manifestação de vontade de um dos cônjuges.

A base jurídica para a decisão foi o artigo 311, incisos II e IV do Código de Processo Civil, que demonstra a evidência do direito material da parte autora.

“Entendo que estamos diante de um direito previsto no texto constitucional, do direito incondicionado de se divorciar”, destacou a juíza.

E por  consequência da decisão, a juíza de direito Karen Francis Schubert determinou a expedição de mandado para averbação no registro civil de casamento, no qual deverá constar a opção de nome e que a partilha de bens ainda está pendente.

O processo tramita em segredo de justiça. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina - TJSC.

(Matéria escrita e publicada pelo advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 17 de fevereiro de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro