Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

STJEDcl no AREsp 2.911.030

Cumprimento de sentença: vícios elencados no artigo 1.022 do CPC

Relator(a): Moura Ribeiro

Ementa

PROCESSO CIVIL. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. AGRAVO DE INSTRUMENTO. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. VÍCIOS ELENCADOS NO ARTIGO 1.022 DO CPC. OBSCURIDADE. NÃO OCORRÊNCIA. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO REJEITADOS.

1. Embargos de declaração opostos contra acórdão que não conheceu de recurso especial, em razão da impossibilidade de reexame de matéria fática-probatória, nos termos da Súmula n. 7 do STJ.

2. A decisão embargada expôs, com clareza, o itinerário fático-jurídico fixado pelo Tribunal estadual, registrando que a exequente distribuiu novo incidente de cumprimento de sentença exclusivo sobre os honorários sucumbenciais, afastando a alegação de duplicidade e atos constritivos. A referência equivocada à qualificação das partes foi considerada mero lapso sem repercussão lógica no decisum.

3. A jurisprudência exige indicação precisa de vício integrativo para o cabimento dos embargos de declaração, não sendo suficiente a irresignação com o conteúdo da decisão. A alegada obscuridade foi considerada incapaz de infirmar a conclusão do julgado.

4. Embargos de declaração rejeitados.

Decisão

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da TERCEIRA TURMA do Superior Tribunal de Justiça, em Sessão Virtual de 10/03/2026 a 16/03/2026, por unanimidade, rejeitar os embargos de declaração, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Daniela Teixeira, Nancy Andrighi, Humberto Martins e Ricardo Villas Bôas Cueva votaram com o Sr. Ministro Relator. Presidiu o julgamento o Sr. Ministro Humberto Martins.

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.