Pular para o conteúdo
PortalJUSTIÇA
Jurisprudências

STJAgInt nos EDcl no AREsp 3.198.698

Homologação de acordo extrajudicial: erro essencial

Relator(a): Humberto Martins

Ementa

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO INTERNO. HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO EXTRAJUDICIAL. ERRO ESSENCIAL. ÓBICE DA SÚMULA 7/STJ. AGRAVO INTERNO DESPROVIDO.

1. O reconhecimento, pelo Tribunal de origem, de erro essencial apto a invalidar o acordo extrajudicial funda-se na análise das provas dos autos; a sua revisão exige o reexame do acervo fático-probatório, providência vedada em recurso especial pela Súmula 7/STJ.

2. A incidência da Súmula 7/STJ quanto ao recurso especial interposto pela alínea a impede, igualmente, o seu conhecimento pela alínea c, porquanto a demonstração de dissídio não supera o óbice do reexame de fatos e provas. Agravo interno improvido.

Decisão

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da TERCEIRA TURMA do Superior Tribunal de Justiça, em Sessão Virtual de 15/09/2026 a 22/09/2026, por unanimidade, negar provimento ao recurso, nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Ricardo Villas Bôas Cueva, Moura Ribeiro, Daniela Teixeira e Nancy Andrighi votaram com o Sr. Ministro Relator. Presidiu o julgamento a Sra. Ministra Daniela Teixeira.

Cookies e privacidade

Usamos cookies essenciais para o portal funcionar e, se você permitir, o Google Analytics para medir a audiência de forma agregada. Saiba mais na Política de privacidade.