STFRE 1.316.257 AgR
Magistrado: posse no cargo
Relator(a): Nunes Marques
- Direito Administrativo
- Processo Civil
- Direito Civil
- Magistrado
- Posse no cargo
- Alteração de domicílio
- Ajuda de custo
Ementa
DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO INTERNO EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO. MAGISTRADO. POSSE NO CARGO. ALTERAÇÃO DE DOMICÍLIO. AJUDA DE CUSTO. MATÉRIA INFRACONSTITUCIONAL. REEXAME DE FATOS E PROVAS. SÚMULA. 279/STF. RECURSO DESPROVIDO.
I. CASO EM EXAME
1. Agravo interno interposto contra decisão que negou seguimento a recurso extraordinário ante a impropriedade de revolvimento de matéria fático-probatória e a reinterpretação de legislação infraconstitucional.
2. A parte agravante sustenta envolvida matéria constitucional, no que violados os arts. 2º; 5º, II; 37; 93; 12, § 4º, da CF/1988 e a Súmula Vinculante 37, em decorrência da extensão a magistrado, com base na isonomia, de vantagem alusiva ao regime jurídico dos membros do Ministério Público.
II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO
3. A questão em discussão consiste em saber se é adequado recurso extraordinário quando a controvérsia pressupõe reexame de balizas fáticas e reinterpretação de legislação infraconstitucional.
III. RAZÕES DE DECIDIR
4. O pagamento de ajuda de custo a magistrado investido originariamente na carreira não guarda identidade com os temas submetidos à sistemática da repercussão geral nos REs 968.646, 1.059.466 e 1.301.504, nos quais versadas vantagens pecuniárias diversas.
5. O acórdão recorrido fundamentou-se na análise da legislação infraconstitucional e em aspectos fático-probatórios, o que inviabiliza o exame da matéria em sede de recurso extraordinário, nos termos da Súmula 279/STF.
IV. DISPOSITIVO
6. Agravo interno desprovido.
Decisão
A Turma, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental e deixou de majorar a verba honorária, conforme previsto no § 11 do art. 85 do Código de Processo Civil, dada a ausência de fixação na origem, nos termos do voto do Relator. Segunda Turma, Sessão Virtual de 21.3.2025 a 28.3.2025.