OAB de São Paulo completa 92 anos

A OAB-SP foi criada em 1932 e tem o maior número de advogados do país, com mais de 370 mil inscritos.

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo completa, nesta segunda-feira (22/1), 92 anos. A OAB-SP foi criada em 1932 e tem o maior número de advogados do país, com mais de 370 mil inscritos.

No ano de sua fundação, a seccional foi presidida de forma provisória por Plínio Barreto. Desde então, 23 advogados já estiveram à frente da instituição que, atualmente, é presidida pela advogada Patrícia Vanzolini.

“Parabéns às advogadas e aos advogados que atuam no Estado de São Paulo por esta data. Por ser o Estado que concentra o maior número de profissionais, é também um daqueles que vivem os problemas do dia a dia da profissão de modo agravado”, diz o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

“A garra da advocacia paulista é uma das inspirações para que o Conselho Federal da OAB mantenha sua atuação permanente em favor das prerrogativas”, afirma Simonetti.

A seccional de São Paulo participou de diversos momentos marcantes da história do país. Atuou, por exemplo, na formulação da Constituição de 1934, em que foi inserido o Quinto Constitucional. Também participou da elaboração da Constituição de 1946 e desempenhou papel importante no movimento pela redemocratização.

Publicado em 29 de janeiro de 2024
Fonte: Portal OAB

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro