Honorários de sucumbência foram fixados em R$ 7,00

É justa a decisão que fixa honorários pelo trabalho do advogado em valores ínfimos?

Os honorários são considerados os alimentos dos advogados, segundo entendimento do STJ – Superior Tribunal de Justiça.

Por outro lado, o STF – Supremo Tribunal Federal criou a Súmula Vinculante – 47, que diz textualmente:

Os honorários advocatícios incluídos na condenação ou destacados do montante principal devido ao credor consubstanciam verba de natureza alimentar cuja satisfação ocorrerá com a expedição de precatório ou requisição de pequeno valor, observada ordem especial restrita aos créditos dessa natureza.

O advogado é essencial à justiça, conforme estabelece a Constituição Federal, em seu artigo 133 que dignificou a advocacia, vejamos:

Artigo 133 da CF: O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.

Já o Estatuto da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Lei nº 8.906 de 04 de julho de 1994, reza que o exercício da advocacia é um serviço público e o desempenho de uma função social.

Neste sentido, os julgadores ao apreciarem o pedido de condenação em honorários de sucumbência não deveriam depreciar tanto o trabalho do advogado, com condenações irrisórias, como se o desempenho do profissional tivesse sido desprezível e minúsculo.

Ao mitigar a condenação dos honorários de sucumbência o julgador está mitigando também o trabalho do profissional, que independentemente do valor da causa, efetivamente utilizou seus conhecimentos e desempenhou seu trabalho de forma a propiciar o resultado positivo na ação para a qual foi contratado.

O próprio STJ – Superior Tribunal de Justiça já aviltou os honorários sucumbenciais chegando ao ponto de acolher recurso de uma empresa para reduzir os honorários de sucumbência de 10% para 2% sobre o valor da causa.

Dessa vez foi um juiz do Rio Grande do Sul, o Dr. Paulo de Traso Carpena Lopes, da Vara Cível do Foro Regional de Alto Petrópolis, em Porto Alegre, que entendeu ser suficiente para justificar o trabalho desempenhado por um advogado ao final de uma ação declaratória de inexistência de débito.

O caso envolveu uma consumidora que contratou o advogado para reclamar uma cobrança indevida em sua conta telefônica no valor de R$ 34,99, já que tinha contratado com a concessionária de telefone um plano pré-pago e não autorizou a mudança de plano, motivação da ação de declaração de inexistência de débito, a qual teve o pedido julgado procedente e a condenação em honorários de sucumbência foi arbitrado em 20% (vinte por cento) sobre o valor da causa.

O juiz deixou de considerar o que determina o artigo 85, parágrafo 8º, do Novo Código de Processo Civil, aplicando-o ao caso em comento, já que tratava-se de uma ação com o valor muito baixo.

(Matéria escrita e publicada pelo Advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 21 de setembro de 2017

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro