Astronauta Marcos Pontes questiona parcialidade em ações da Justiça

Indagou o senador: Um cartão de vacinação justifica busca e apreensão enquanto helicópteros de traficantes são devolvidos aos bandidos?

Nesta terça-feira (9), durante pronunciamento no Plenário, o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) questionou a ação da Justiça sobre as investigações nas quais o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 15 pessoas foram alvos de uma operação da Polícia Federal (PF), acusados de envolvimento em suposto esquema de falsificação de cartões de vacina.

— Um cartão de vacinação justifica busca e apreensão enquanto helicópteros de traficantes são devolvidos aos bandidos? A imparcialidade da Justiça torna-se irrelevante e duas pessoas ou duas instituições, acusados do mesmo crime, têm tratamento diferente—, questionou.

Pontes disse estar preocupado com a democracia no país, alegando que “a propaganda e o apoio comprados pintam fake news permitidas”, para enganar a população.

Segundo o senador, a liberdade de expressão, de opinião, de imprensa, de manifestação e outras são censuradas, “arrancadas do povo” a cada dia por processos justificados "pela defesa da democracia".

— A pergunta que a gente faz é: que tipo de democracia é essa? Algum tipo de democracia diferente, totalitária como a eucracia, alguma coisa desse jeito? Sim, nós vivemos em tempos de escuridão e nós dizemos em um país, onde existe clara interferência entre os poderes, onde o Poder Legislativo, que é o representante legítimo do povo, se apequena a cada dia — avaliou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 11 de maio de 2023

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro