Desembargador João Benedito é eleito presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba para o biênio 2023 a 2024

Ele iniciou sua carreira na magistratura pela Comarca de São José de Piranhas (07.08.1984 a 10.07.1984).

Uma notícia extraordinária que não podia passar em "brancas nuvens", e como diz no jargão jurídico, "in albis", foi a eleição que escolheu a nova diretoria do Tribunal de Justiça da Paraíba, cuja eleição escolheu a nova mesa diretora para dirigir o Tribuna no biênio 2023 a 2024.

Contudo, a notícia se torna extra mesmo porque foram escolhidos os Desembargadores João Benedito da Silva (Presidente), Marcos William de Oliveira (Vice-Presidente) e Carlos Martins Beltrão Filho (Corregedor-Geral de Justiça), tendo sido a eleição conduzida pelo presidente da Casa, o desembargador Saulo Henrique de Sá Benevides.


Sem qualquer demérito aos demais eleitos anteriormente para dirigir a Casa de Justiça do Estado da Paraíba, o Tribunal de Justiça, mas, esta eleição é "sui generis", tendo em vista que os componentes são pessoas de qualidades inigualáveis.

No mesmo ato ocorreu a eleição do Diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma) para o mesmo biênio, que, por aclamação reconduziu ao cargo o desembargador Ricardo Vital de Almeida, atual dirigente da instituição.

Na sequência foi realizada a escolha do Ouvidor Geral e do Ouvidor substituto, sendo eleitos, os Desembargadores Joás de Brito Pereira Filho e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, respectivamente.

Também foram eleitos os membros do Conselho da Magistratura. Serão titulares os desembargadores Joás de Brito Pereira Filho, Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira. Já os suplentes são a Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes e os desembargadores Márcio Murilo da Cunha Ramos e Ricardo Vital de Almeida.

Assumirá em fevereiro de 2023 a presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, o desembargador João Benedito.

O presidente eleito, desembargador João Benedito da Silva, proferiu a sua primeira fala agradecendo primeiramente a Deus por ter oportunizado viver esse momento, e em seguida agradeceu aos pares pela confiança depositada em seu nome e fez um agradecimento especial a atual mesa diretora, na pessoa do desembargador Saulo Benevides, que apoiou seu nome desde o início, e seguiu proferindo dizendo:

“Estou feliz por poder contribuir com o meu trabalho para a continuidade da administração deste importante órgão de distribuição de Justiça, dando assim seguimento a administração já exitosa do desembargador Saulo Benevides e da atual mesa diretora. Juntos iremos trabalhar pelo bem do Tribunal de Justiça e pelo bem do jurisdicionado. Essa é uma batalha em que todos sairão ganhando. Prometo trabalho e união”.

É importante ressaltar que o Dr. João Benedito da Silva ingressou no Tribunal de Justiça, como desembargador, em 23/09/2009, pelo critério de merecimento.

Já no biênio 2016 a 2017 ele ocupou o cargo de vice-presidente da Corte de Justiça.

Como magistrado Dr. João Benedito da Silva iniciou sua carreira na Comarca de São José de Piranhas em 1984, tendo sido de lá removido para a Comarca de Queimadas em 1985, e posteriormente exerceu à magistratura na Comarca de Princesa Isabel de 1987 a 1994, seguindo sua carreira em Campina Grande e posteriormente em João Pessoa.

A brilhante carreira na magistratura paraibana trilhada pelo eleito desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba poderia ser registrada em muitas linhas nesta matéria, mas, o mais importante é ser dito que o Dr. João Benedito é uma pessoa da melhor qualidade, com um coração gigante, honeste e de conduta ilibada, qualidades que o faz um "ponto fora da curva" na magistratura paraibana.

O futuro vice-presidente da Corte de Justiça não se trata de pessoa diferente no tocante aos predicados que possui como cidadão, homem de bem, direito a toda prova e de uma honestidade inabalável, e como ele mesmo dizia nas aulas na Esma - Escola Superior da Magistratura, "e outras coisitas mais".

Podemos ter a certeza de que a nossa Corte de Justiça paraibana está de parabéns pela escolha de todos que compõem a diretoria da Casa, e só resta parabenizar os eleitos e desejar sucesso nesta nova caminhada na Justiça paraibana.

(Matéria escrita e publicada pelo advogado e doutorando em teologia Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 15 de novembro de 2022

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro