Nota em repúdio ao atentado no Fórum de Alagoa Grande, na Paraíba

O Fórum foi invadido por grupo de criminosos.

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), maior entidade representativa da Magistratura nacional, e a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) manifestam solidariedade ao juiz titular da Comarca de Alagoa Grande José Jackson Guimarães e demais funcionários do Fórum de Alagoa Grande, na Paraíba, vítimas de atentado ocorrido na noite dessa segunda-feira (25).

O Fórum foi invadido por grupo de criminosos com o intuito de roubar as armas de fogo, fazendo o magistrado e vigilante como reféns. O lamentável episódio evidencia, uma vez mais, a vulnerabilidade à qual juízes, servidores e cidadãos estão expostos diariamente no ambiente jurisdicional. Uma problemática recorrente na maioria dos fóruns do País.

Por mais este fato, e diante dos riscos a que estão submetidos os juízes e servidores do Judiciário, a AMB tem alertado, incessantemente, para a necessidade de reforço na segurança dos prédios do Judiciário e para a construção de um Plano Nacional de Segurança de magistrados.

A entidade reitera extrema preocupação com os atos criminosos e condena quaisquer ações de violência física e moral que possam atentar contra magistrados no exercício de suas funções, que configuram, via de consequência, grave atentado ao Estado Democrático de Direito e às suas funções.

Brasília, 26 de novembro de 2019.

Jayme de Oliveira
Presidente da AMB

Max Nunes de França
Presidente da AMPB

Publicado em 28 de novembro de 2019

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro