Comissão debaterá arquivos da CIA sobre assassinatos durante a ditadura militar

Será uma audiência pública interativa para analisar as informações sobre torturas e assassinatos no Brasil durante o regime militar.

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) fará nesta quinta-feira (24), às 9h30, uma audiência pública interativa para analisar as informações sobre tortura e assassinatos no Brasil durante o regime militar, divulgadas pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA).

Os documentos liberados relatam reuniões entre o então presidente da República, general Ernesto Geisel (1902-1996), e os generais Milton Tavares, Confúcio Danton de Paula e João  Figueiredo (1918-1999), debatendo a continuidade de torturas e execuções sumárias de militantes políticos.

A reunião foi requerida pela presidente da CDH, senadora Regina Sousa (PT-PI), após receber diversos pedidos de mais informações sobre os documentos liberados pela CIA.

Foram convidados para participar o ex-presidente da Comissão Nacional da Verdade, Cláudio Fonteles; o jornalista Luiz Claudio Cunha, membro da mesma comissão; a ativista Iara Xavier, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos; o jornalista e pesquisador Eumano Silva; além da jornalista Hildegard Angel, filha da estilista Zuzu Angel e irmã do militante Stuart Angel Jones, ambos assassinados durante a ditadura militar (1964-1985).

Golbery

O jornalista e pesquisador Élio Gaspari, em sua coleção Ilusões Armadas, sobre a ditadura militar, já havia relatado duas conversas do general-presidente Ernesto Geisel sobre a política de assassinato de militantes de esquerda que fossem aprisionados. Uma foi com ministro do Exército, Vicente de Paulo Dale Coutinho, em que discutem a eliminação de “terroristas” (militantes de esquerda) que tentavam voltar ao Brasil através da fronteira terrestre. Em outra, o comandante do Centro de Informações do Exército (CIE), general Milton Tavares, relata a eliminação de todos os guerrilheiros do PCdoB que o Exército tinha encontrado no Araguaia.

Essas conversas foram atribuídas aos arquivos do general Golbery do Couto e Silva (1911-1987), fornecidos pelo seu ex-secretário Heitor Aquino Ferreira. A recente divulgação de parte dos arquivos da CIA reforçaria a tese de que teria havido uma política sistemática de eliminação de opositores, como o deputado Rubens Paiva (1929-1971), que não era membro de nenhuma organização de oposição armada ao governo militar. A senadora Regina Sousa observa que essas informações contradizem o discurso oficial do regime militar, segundo o qual as mortes se deviam principalmente a confrontos entre militantes e as forças de repressão.

— Deve-se aprofundar todos esses fatos, pois os documentos abertos pela CIA sobre o regime militar trazem novas informações que devem ser esclarecidas — afirmou.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 23 de maio de 2018

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro