Projeto de lei altera Lei Rouanet para incentivar música regional

Empresas e pessoas físicas poderão utilizar os benefícios da Lei Rouanet.

Empresas e pessoas físicas poderão utilizar os benefícios da Lei Rouanet (8.313, de 1991) para patrocinar projetos de música regional. É o que determina o Pojeto de Lei (PL) 6.559/2019 aprovado nesta terça-feira (10) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O texto segue agora para análise no Plenário do Senado.

Com a mudança prevista no projeto, as empresas poderão usar parte do Imposto de Renda devido para incentivar manifestações regionais como o maracatu e a música nativista gaúcha, entre outras. O texto permite também que os recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) sejam destinados a projetos culturais que incentivem a participação de artistas locais e regionais em projetos desenvolvidos por instituições públicas de educação básica ou por entidades sem fins lucrativos.

A iniciativa foi apresentada pelo ex-senador Sérgio Zambiasi por meio do Projeto de Lei do Senado (PLS) 604/2007, recebendo posteriormente substitutivo na Câmara. Com as alterações sugeridas pelos deputados federais, a matéria retornou para nova deliberação do Senado.

“Com essa medida, pretendemos alcançar músicos, compositores, intérpretes e conjuntos musicais não divulgados comumente pelas emissoras comerciais de rádio e de televisão. Se é verdade que a música brasileira que chega ao grande público teve sua origem nessas expressões regionais, é igualmente certo que tais expressões genuínas acabam ficando de fora do circuito de gravações e espetáculos que chegam ao grande público”, justificou o autor.

Para o relator da matéria, senador Luiz Pastore (MDB-ES), a mudança vai possibilitar a valorização da produção musical de cada região e a propagação desses artistas e suas obras junto aos alunos do ensino básico e nas escolas sem fins lucrativos. “Por seu turno, na medida em que recursos do Pronac, previstos na Lei Rouanet, puderem ser canalizados pelas entidades e escolas sem fins lucrativos, os artistas locais receberão estímulo para suas artes de tal modo que a cultura local será fortalecida, pois possibilitará a divulgação e o desenvolvimento das atividades artísticas locais, inerentes à cultura daquela comunidade”, afirmou ao recomendar a aprovação do texto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 11 de março de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro