Senado vai comemorar bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi

Anita Garibaldi, batizada com o nome de Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, nasceu em 31 de agosto de 1821 na cidade de Laguna, Santa Catarina.

O bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, heroína catarinense reconhecida pelo Livro dos Heróis da Pátria (Lei 12.615/2012), será comemorado em sessão especial do Senado, na próxima segunda-feira (30), a partir das 10h. O requerimento para realização da homenagem, que será remota, foi apresentado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) e assinado por mais 22 parlamentares.

No pedido, Amin destaca a trajetória de Anita Garibaldi - “A Heroína de Dois Mundos”, que, ao lado do seu companheiro, Giuseppe Garibaldi, participou de batalhas tanto na América, quanto na Europa, com o objetivo principal do ideal republicano.

O senador ressalta ainda que o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) celebrou convênio com diversas instituições italianas, visando celebrar no Uruguai, na República de San Marino, na Itália e no Brasil, o bicentenário de nascimento da heroína.

“Nesse sentido, ocorrerão homenagens ao longo deste ano, em comemoração ao bicentenário de Anita Garibaldi, em várias cidades nos quatro países mencionados”, observa o senador no requerimento.

Para a sessão estão confirmadas as presenças do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva; do prefeito de Laguna, Samir Ahmad; do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli; do Diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi, Adilcio Cadorin e da escritora e membro da Academia Catarinense de Letras, Lélia Nunes. A sessão contará, ainda, com a participação do jornalista e presidente da Academia Catarinense de Letras, Moacir Pereira e do presidente do Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina, Augusto César Zeferino.

História

Anita Garibaldi, batizada com o nome de Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, nasceu em 31 de agosto de 1821 na cidade de Laguna, Santa Catarina. Por participar de importantes revoluções no Brasil, como a Guerra dos Farrapos, e na Itália, onde lutou pela unificação do país numa república, Anita foi alcunhada como “a heroína de dois mundos”. Sempre ao lado do marido e revolucionário Giuseppe Garibaldi, ela travou batalhas também no Uruguai e na França, países onde é recorrentemente homenageada.

Com a derrota dos farrapos em Santa Catarina, Anita fugiu com o marido para o Uruguai e, mais tarde, para a Itália, onde também enfrentou o campo de batalha. Mãe de quatro filhos, a revolucionária estava grávida de seis meses e doente quando faleceu aos braços de Garibaldi, em 4 de agosto de 1849, aos 27 anos. A criança também não sobreviveu.

Em 30 de abril de 2012, foi sancionada a Lei 12.615, que inscreveu o nome de Anita Garibaldi – Ana Maria de Jesus Ribeiro, no Livro dos Heróis da Pátria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 28 de agosto de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro