Senado aprova Moacyr Rey Filho para Conselho Nacional do Ministério Público

Em sessão semipresencial nesta terça-feira (24), o Plenário do Senado aprovou a indicação de Moacyr Rey Filho para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Foram 51 votos a favor e apenas nove contrários, além de duas abstenções. Antes de chegar ao Plenário, essa indicação (OFS 41/2019) passou pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), onde Moacyr foi sabatinado em março do ano passado.

Essa espera de quase um ano e meio — entre as votações da CCJ e do Plenário — foi lembrada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Ao elogiar o indicado, Izalci disse que Moacyr tem “todo um trabalho prestado ao Distrito Federal”. A relatora da indicação, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), também elogiou o currículo do indicado.

Mestre em Direito e Políticas Públicas, Moacyr Rey Filho é promotor de Justiça desde 2004, no Distrito Federal. Foi assessor de políticas institucionais da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e membro auxiliar da Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência do CNMP. Atualmente está na chefia de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do MPDFT.

Fiscalização

O Conselho Nacional do Ministério Público executa a fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público e de seus membros. Criado em 30 de dezembro de 2004 pela Emenda Constitucional 45, teve sua instalação concluída em 21 de junho de 2005. A sede fica em Brasília. O mandato de conselheiro do CNMP é de dois anos, permitida uma recondução.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 29 de agosto de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro