Renata Gil se reúne com deputado relator da Reforma Administrativa

Presidente da AMB segue firme na luta para barrar a proposta.

Presidente da AMB segue firme na luta para barrar a proposta

Nesta terça-feira (15), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) deu mais um passo na batalha contra a precarização do serviço público brasileiro. A presidente da AMB, Renata Gil, esteve logo cedo na Câmara dos Deputados, onde se reuniu com Darci de Matos (PSD/SC), responsável pela relatoria da PEC 32/2020 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa Legislativa.

No final do mês passado, os deputados membros da CCJ aprovaram a admissibilidade da pauta. O relatório do deputado Darci de Matos não contemplou a inclusão de membros do Judiciário e do Ministério Público no texto. No encontro nesta terça com Renata Gil, o parlamentar, inclusive, conversou sobre a constitucionalidade da proposta – apesar de magistrados e MP terem ficado de fora do texto inicial, alguns congressistas defendem que a redação deva ser alterada para abranger todas as categorias de servidores.

“O Sistema de Justiça do nosso País é o melhor do mundo, não há que se mexer em prerrogativas. O Judiciário está sendo alvo de retaliação pelos excelentes resultados que vem obtendo, além do serviço independente e irretocável que tem prestado à sociedade mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia”, disse Renata Gil.

A presidente da AMB reforçou junto ao deputado a posição da entidade de rejeição às emendas que preveem a inclusão de magistrados na reforma. Outro pleito defendido por Renata Gil foi a manutenção das férias de 60 dias. “O regime de trabalho dos juízes é completamente diferente dos demais regimes. São milhares e milhares de páginas de processos lidas todos os anos, expediente que vai muito além do horário comercial, além dos riscos iminentes à profissão, como ameaças e atentados. Se nosso trabalho é diferente, não é correto querer enquadrar todos em um mesmo molde.”

Na reunião, que ocorreu de maneira híbrida, participaram também o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Marcelo Pizolati, e o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), Ricardo Roesler.

Júlia Rodrigues (ASCOM)

Publicado em 17 de junho de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro