Judiciário é o Poder que mais inspira confiança nos brasileiros, aponta pesquisa

Os dados são da pesquisa JUSBarômetro.

Os dados são da pesquisa JUSBarômetro

A pesquisa “JUSBarômetro SP: A visão da Sociedade sobre a Justiça”, realizada pela Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), revelou que, entre os três poderes da República, a sociedade confia mais no Judiciário. Os dados mostram que enquanto 44% dos entrevistados confiam na Justiça Brasileira, apenas 27% confiam no Congresso Nacional. Sobre o Executivo, 57% não confiam na Presidência da República.

Para a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, o levantamento confirma que é no poder Judiciário que a sociedade busca o resguardo dos direitos. “Isso indica que o Poder Judiciário é chamado para resolver as grandes questões da sociedade. Ele é a última porta do cidadão”.

Apesar do bom desempenho do Judiciário na pesquisa, a presidente da AMB afirma que há muito a ser feito para que o Poder conquiste a confiança de toda a população. “A sociedade ainda demanda de nós uma melhoria no tempo de processo. A efetividade é nosso grande desafio e isso também foi evidenciado pelo nosso público interno, em pesquisa com a magistratura. Temos que estudar quais são os caminhos que a gente deve adotar para termos essa efetividade. É nossa obrigação estar ao lado da sociedade para explicar tudo que está acontecendo. A gente precisa de mecanismos que façam com que essa porta de saída seja ampliada”, ressaltou.

O presidente do conselho científico do Ipesp, Antônio Lavareda, contou que o JUSBarômetro SP foi inspirado no estudo de aceitação do Judiciário realizado pela AMB, na gestão anterior, quando o Conselho de Pesquisas era dirigido pela atual presidente da instituição, Renata Gil. Antônio Lavareda afirmou que concorda com a presidente sobre a necessidade de aproximar a magistratura da sociedade. “O Poder Judiciário precisa ser mais preocupado e enfático em promover a informação necessária sobre acesso a direitos e ações positivas”, alegou.

Em relação à Comunicação sobre assuntos da Justiça, 50% dos entrevistados alegam ser informados por meio da Televisão. Portais da internet somam 44% e redes sociais, 19%. A presidente da Apamagis, Vanessa Mateus, preocupou-se com os números. “Quando a gente traz a pesquisa para São Paulo, a gente observa que gozam de uma confiança maior os que fazem uso da justiça. Mas por que essa imagem negativa é formada? A maioria das pessoas baseiam suas posições nas notícias”, analisou.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, também alertou sobre os problemas de comunicação. “Precisamos vencer esse dado e transformar nossa linguagem em uma linguagem compreensível para darmos um passo de aproximação em direção à sociedade. Nós já vimos que quanto mais próximos do público, melhor a Justiça será avaliada. Temos que acabar com a história de que, ao final de um julgamento, a pessoa tem que perguntar ao advogado se ganhou o caso”, ponderou.

Quanto mais se conhece a Justiça, melhor se avalia

A pesquisa mostrou ainda que quanto mais próximo ao Poder Judiciário, maior o nível de confiança do cidadão. A Justiça goza de 47% de confiança dos que já utilizaram os serviços. Em relação aos usuários do sistema, 43% confiam no Supremo Tribunal Federal, 54% acreditam no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e 52% defendem o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Além disso, quanto melhor informado o cidadão está sobre as ações da Justiça, melhor se avalia o sistema. Em relação ao Judiciário Brasileiro, 34% dos “bem informados” o avaliaram como “ótimo”, enquanto 26% “sem informação” deram a mesma avaliação.

O estudo foi realizado entre os dias 26 e 31 de abril e contou com a participação de mil paulistas – que já utilizaram ou não o Sistema de Justiça. A pesquisa tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais e pode ser conferida na íntegra clicando aqui.

Natália Lázaro (ASCOM)

Publicado em 22 de maio de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro