TJ-PB aprova auxílio-saúde para magistrados e servidores do Judiciário

A presidente da AMB comemorou a conquista da magistratura paraibana

AMB encaminhou parecer ao Tribunal mostrando que a Corte tem “margem significativa” para a implementação do programa

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) aprovou o programa de assistência à saúde suplementar para magistrados e servidores do Poder Judiciário, nesta quarta-feira (19), resultado de esforço da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) junto ao Tribunal do Estado para garantir a prerrogativa da categoria. O valor do reembolso ficará limitado a 5% da remuneração, com pagamento autorizado para o próximo mês.

A aprovação do auxílio-saúde pelos Tribunais do país é uma das prioridades da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Na segunda-feira (17), a presidente da AMB, Renata Gil, e o presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), Max Nunes de França, estiveram virtualmente com o presidente do TJ-PB, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, para articular a implementação do benefício.

A AMB encaminhou parecer jurídico ao Tribunal com considerações quanto à instituição do auxílio-saúde. No documento, destaca que a Corte tem “margem significativa para a implementação do programa de assistência à saúde suplementar, sem que isso importe em extrapolação dos limites de despesa com pessoal previstos na LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal]”.

A presidente da AMB comemorou a conquista da magistratura paraibana, e ressaltou que embora os inativos não tenham sido atendidos na decisão, as entidades seguirão no esforço de estender o auxílio-saúde aos magistrados aposentados e pensionistas. “A saúde dos magistrados, sem distinção entre ativos e inativos, é fator decisivo para o cumprimento das metas estipuladas pelo CNJ. Quanto à implementação, estamos avançando nas tratativas com os Tribunais. Essa conquista de hoje é resultado de articulações intensas aos Tribunais para garantir as prerrogativas da magistratura”, afirmou Renata Gil.

O presidente da AMPB, Max Nunes de França, também comemorou o feito. “Já transmiti à magistratura paraibana o esforço conjunto da AMPB e AMB na defesa da aprovação dessa matéria, agradecendo aqui nesta oportunidade a disponibilidade de Renata em sempre nos ajudar”, afirmou.

O programa de assistência à saúde suplementar é regido pela Resolução nº 294 do Conselho Nacional Justiça (CNJ). A AMB tem empenhado esforços para tornar o auxílio-saúde uma realidade em todos os tribunais brasileiros e possibilitar que tenha um alcance sem distinções: chegue aos ativos, aposentados e pensionistas.

Além disso, a AMB entrou com Pedido de Providências junto ao CNJ para unificar o piso mínimo, diante da identificação de discrepâncias de valores de norte a sul do país. A solicitação foi aprovada por unanimidade pela Comissão Permanente de Eficiência Operacional, Infraestrutura e Gestão de Pessoas do Conselho e deve ser levada para apreciação do Plenário.

Natália Lázaro (ASCOM)

Publicado em 22 de maio de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro