Presidente da AMB coordena curso na Emerj sobre investigação criminal na era tecnológica

Ana Paula Costa, delegada de polícia no Rio de Janeiro, falou sobre os casos em que trabalhou e abordou o sistema Cellebrite.

Curso traz noções gerais sobre a arquitetura e o funcionamento da internet sob a perspectiva da investigação criminal

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) realizou na manhã desta sexta-feira (16) mais um encontro síncrono do curso “Investigação criminal na era tecnológica e o processo penal”. A reunião contou com grandes nomes do Direito Criminal. O curso, que é coordenado pela presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, também irá tratar sobre a interceptação e quebra de sigilo telefônico e de dados no contexto contemporâneo, além da geolocalização e investigação em fontes abertas.

Renata Gil fez a abertura do evento e ressaltou a importância do aperfeiçoamento diário do trabalho do magistrado. “O País passa por períodos que visam até desmontar o sistema de Justiça. Por isso, nós temos que nos unir e nos profissionalizar”, disse. “Vamos continuar firmes e fortes para entregar uma Justiça combativa à sociedade”, completou.

Renata Gil lembrou que assim como a Emerj, a Escola Nacional da Magistratura (ENM) também elabora cursos que trazem aos alunos a experiência da realidade no trabalho. “Nossa ideia é sempre entregar aos magistrados cursos que representem as nossas sentenças”, disse.

Ivana David, juíza substituta do 2º grau do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), reforçou que o sistema de justiça necessita de profissionais atualizados. “Juízes criminais têm que ter conhecimento tecnológico porque a guerra contra o crime é assimétrica. Nós temos que estar cientes disso”, disse. “Hoje, o que a gente percebe é uma profundidade tecnológica utilizada pelo crime. Precisamos estar atentos para lidar da melhor maneira com isso”, afirmou.

O promotor de Justiça do MP-RJ Cláucio Cardoso, que atuou na investigação de agentes com foro por prerrogativa de função, também participou da conversa e falou, dentre outros assuntos, sobre a colaboração premiada e sua importância na investigação desses delitos.

Ana Paula Costa, delegada de polícia no Rio de Janeiro, falou sobre os casos em que trabalhou e abordou o sistema Cellebrite, que ajuda a desbloquear e extrair informações dos modelos mais novos da linha iPhone confiscados em operações policiais. “Precisamos unir esforços, ouvir, conversar, e se colocar no lugar dos peritos ou dos magistrados que julgam o caso”, disse ao defender a unidade do sistema de Justiça.

O juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Anderson Paiva foi o mediador do encontro e é o tutor do curso gizou que “em tempos de acelerado desenvolvimento tecnológico, o aprimoramento dos recursos investigativos e uso de novas ferramentas é essencial para um combate mais efetivo às organizações criminosas e à lavagem de dinheiro, que hoje tem envolvido até criptomoedas”.

Mahila Lara

Assessoria de Comunicação da AMB

Publicado em 18 de abril de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro