Advogado foi retirado do túmulo após teste negativo para o coronavírus

A morte do advogado ocorreu no dia do aniversário do seu casamento.

O advogado Claudionam Pereira Nascimento faleceu com sintomas de infecção pelo coronavírus.

Nas mortes nesta situação, a recomendação é que não haja velório, e assim ocorreu, inclusive, sem o sepultamento não teve a presença dos familiares.

Após a conclusão do teste, foi constatado que o advogado não faleceu em razão de infecção do coronavírus, pois o teste feito nele testou negativo.

O advogado tinha 60 anos de idade e seu corpo foi desenterrado por ordens dos seus parentes, em Juruti, a 1.581 Km de Belém, no Pará.

A família justificou a intenção de abrir o túmulo e retirar o corpo do advogado para que ele ter um direito a um velório e um enterro digno.

A família recebeu o exame negativo para covid-19 às 18h de ontem e pouco tempo depois se mobilizou para desenterrar o corpo na mesma noite. A caixa lacrada que continha o caixão foi retirada por volta das 22h com apoio de funcionários do cemitério municipal. De acordo com a cunhada, a pedagoga Judith Coelho, de 48 anos, Claudionam chegou de Manaus em 13 de março e passou a sentir os sintomas dia 26, ficando internado desde então. O estado de saúde dele se agravou e não resistiu às complicações respiratórias e febre alta antes de ser transferido para Santarém, a 265 km de Juruti. A cidade vizinha é a mais próxima com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Firmou-se uma suspeita de infecção pelo covid-19 em razão de o advogado ter chegado de Manaus, onde mantinha o escritório de advocacia, Estado onde tem o maior número de infectados pelo coronavírus na Região Norte do país.

Segundo a família, houve contato com o governo do Pará no intuito de que o resultado do exame saísse em caráter de urgência, porque a família não acreditou que o advogado estivesse infectado com o covide-19, e assim se pronunciou: "Entramos em contato com o estado para que intercedesse pela gente por um teste rápido. Ele foi enterrado com a família com mais de 100 metros de distância. Quando o governador Helder Barbalho informou pelas redes sociais que deu negativo, nos mobilizamos para desenterrar. Velamos desde ontem a noite até a tarde de hoje, quando sepultamos de novo. Ele era muito querido e gostaríamos de dar um velório e um enterro dignos".

Ainda de acordo com a família, foi dito: "O resultado do exame encerrou o preconceito dos demais moradores da cidade com a família.

O resultado negativo para o corona vírus levou a alteração da "causa morte" do advogado Claudionam, que foi alterada para "pneumonia".

A família do advogado disse: "Nossa família passou muito preconceito na cidade. A gente não podia ir ao comércio. Ninguém queria vender nada por medo de a gente ter o vírus".

A Prefeitura Municipal de Juruti autorizou o pedido formal dos familiares a retirarem o caixão, com o apoio dos funcionários do Cemitério.

O advogado Claudionam era casado e pai de dois filhos, e um fato inusitado foi a morte do advogado ter ocorrido em meio às datas comemorativas na família. De acordo com a cunhada do falecido, Judith Coelho: O advogado faleceu no dia que completou um ano de casado com a atual esposa e foi sepultado pela família hoje, no dia de aniversário de uma das cunhadas. O aniversário de Claudionam seria amanhã. "Ele iria fazer 61 amanhã e no dia que morreu, havia completado um ano de casado com a minha irmã, e acabou sendo sepultado pela segunda vez no aniversário de outra irmã. Parece coisa de filme", afirmou.

(Matéria escrita e publicada pelo advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).


Publicado em 4 de abril de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro