Ministério Público denuncia advogada que tossiu nas maçanetas dos vizinhos para espalhar coronavírus

A advogada compartilha sua rotina como advogada nas redes sociais.

O Ministério Público do Paraná está investigando uma advogada, que atua como digital influencer, conhecida como Japa Mantovani, em razão de ela ter publicado nos stories da sua conta no Instagram um vídeo onde afirmou que, “deu uma tossidinha de trinco em trinco” nas portas das vizinhas para elas “largarem de ser idiotas e fofoqueiras”.

A advogada Mantovani também é apresentadora de um programa de TV na cidade de Cascavel, onde reside e está aguardando o resultado do exame para Covid-19.

Segundo o vídeo a advogada disse: “Aqui no meu prédio todo mundo já sabe que eu estou podre (referindo-se à possível contaminação com coronavírus) e hoje as vizinhas tão pirando porque eu fui no elevador pegar minha comida”.

A advogada que também é "digital influencer" tem mais de 80 milhões de seguidores na rede social, onde compartilha sua rotina como advogada.

De acordo com informações o processo tramita desde anteontem na 1ª Vara Especial Criminal de Cascavel, que tem a frente do caso o juiz Osvaldo Alves da Silva, que já determinou que a Secretaria Judiciária marcasse uma audiência para ouvir a advogada, no entanto, a audiência ainda não foi marcada.

O promotor de Justiça Ângelo Ferreira justifica que, por se tratar de uma pessoa popular nas redes sociais, o vídeo intitulado “lambi os trincos todos” publicado por Mantovani, pode levar a duas reações com ambas “criando situação de pavor”. A primeira seria o “efeito manada” que o conteúdo poderia causar “em tempos de pandemia do novo coronavírus” em razão do “poder de influência” da advogada no ambiente digital.

E ainda afirmou: “A segunda, consiste em alastrar o pânico entre os moradores de seu prédio e de todos aqueles que, de alguma forma, mantém contato com os moradores dali, sejam prestadores de serviço, sejam parentes, enfim. Haverá uma indesejada estigmatização dos moradores locais”, completou o promotor de Justiça.

Há pedido do  Ministério Público para que a Justiça determine que Japa Mantovani grave e publique vídeos educativos sobre o novo coronavírus e o pagamento de multa de um salário mínimo para a Secretaria Municipal de Saúde comprar kits de testagem para covid-19.

A repercussão negativa da divulgação do vídeo vem rendendo prejuízos para a advogada Mantovani, tendo em vista que já perdeu contratos com marcas que publicavam em suas redes sociais, já acumulando um prejuízo que representa cerca de R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais) da sua renda mensal.

Em entrevista ao Uol, a influencer contou que começou a sentir os sintomas da Covid-19 após retornar de uma viagem à Espanha, mas o exame testou positivo para H1N1. Até se recuperar, ela está com o programa de TV suspenso e promete tomar medidas contra quem a atacou.

A advogada e influencer negou que tenha tossido nas portas. Segundo ela um dos vizinhos pegou apenas um trecho do vídeo e divulgou no WhatsApp. “Pelo amor de Deus, né? Imagina alguém fazer um negócio desse [tossir nas portas]? Não vai nem para cadeia, vai para o inferno. Um dos meus vizinhos pegou minha brincadeira, recortou 27 segundos e largou em grupos de WhatsApp como se fosse verdade. Muita gente viu só este trecho. Meu teste deu negativo para covid-19”.

Permanece ainda no perfil da advogada e influencer o vídeo na íntegra, que contém 3 minutos e 26 segundos. Logo no início ela diz convoca os seus seguidores a se divertirem com ela “dessa desgraça [de suspeita de covid-19] porque chorar não vai fazê-la mais leve”.

“Foi um desabafo e uma ironia debochando do preconceito dos vizinhos. Me proibiram de jogar até o lixo lá fora. Tinha gente na minha cidade dizendo que se tivesse um surto em Cascavel, iriam me bater. Estava sendo escrachada por causa disso. Eu assumo ter feito este vídeo, mas antes deste trecho da brincadeira com a tosse, eu disse ‘vamos rir disso porque só assim iríamos sair de uma situação dessa’. Deixei bem claro”, numa tentativa de justificar a publicação do vídeo.

(Matéria escrita e publicada pelo advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 28 de março de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro