Tatuagem não pode eliminar candidato em concurso público, Decide o STF

O candidato a concurso público não pode ser excluído por possuir tatuagem no corpo, assim Decidiu o STF.

Apenas se a tatuagem expressar incitação à violência, fizer apologia à tortura e ao terrorismo, agressão a outra pessoa, discriminação ou preconceito de raça e cor, atingindo “valores constitucionais” ou casos similares poderão ser levadas em consideração nos concursos públicos para questão de eliminação do candidato.

O caso concreto foi apreciado pelo STF – Supremo Tribunal Federal, no julgamento do Recurso apresentado por um candidato que foi desclassificado pelo fato de possuir tatuagem tribal de quatorze centímetros em sua perna direita, que Decidiu vetar a exigência, com votação dos ministros de sete a um.

O candidato participou do concurso público que tinha a finalidade de classificar bombeiro militar no Estado de São Paulo.

A desclassificação de candidatos que possuíssem tatuagem que atentassem contra “a moral e os bons costumes” estava prevista no Edital do concurso público, apenas aceitando as tatuagens de tamanho pequeno, sem cobrir partes inteiras do corpo, como a face, as mãos, pernas ou antebraço, não sendo permitida a tatuagem que ficasse visível com o uso de roupas de treinamento físico.

Em caso similares, nos Tribunais brasileiros a Decisão do STF deverá ser seguida, em razão do precedente constitucional que a maior Corte de Justiça do país já se posicionou no sentido de que a tatuagem não desqualifica um candidato para o serviço público.

O ministro Luiz Fux argumentou no seu voto na Decisão: “Um policial não é melhor ou pior por ser tatuado... O fato de o candidato, que não possui tatuagem pelo corpo, não macula por si, sua honra profissional, o profissionalismo, o respeito às instituições e muito menos diminui a competência”.

Ainda em seu voto o ministro Luiz Fux discorreu sobre situações que se admitiria alguma restrição, tendo em vista o ingresso em cargo público concorrido: “A tatuagem, desde que não expressa ideologias terroristas, extremistas, contrária às instituições democráticas, que incitem a violência, criminalidade ou incentivem a discriminação ou preconceitos de raça, sexo ou outro preconceito, é perfeitamente compatível com o exercício de qualquer cargo público”.

O ministro Luís Roberto Barroso endossou o que disse o ministro Luiz Fux e ainda aduziu o seguinte: “Acho que a tatuagem é uma forma de expressão e, portanto, somente se pode impor como regra geral às tatuagens as restrições que se podem impor à liberdade de expressão, que são poucas. Se o sujeito tiver tatuagem “morte aos gays”, “queime um índio hoje” ou alguma outra derrota do espírito, certamente eu acho que você pode reprimir”.

O único voto divergente foi o do ministro Marco Aurélio Mello, que disse: “As regras do concurso, se razoáveis, devem sim ser respeitadas. ...Não se trata de concurso qualquer, mas para qualificar-se soldado do corpo de bombeiros militar do Estado de São Paulo. Se formos à constituição Federal, vamos ver que polícias militares e corpos de bombeiros são auxiliares das Força Armadas, reservas do Exército brasileiro”. O voto do Ministro Marco Aurélio seguiu o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo, que negou o recurso do candidato desclassificado.

A posição do Tribunal de Justiça de São Paulo parte do princípio de que a disciplina militar implica respeito às regras, portanto, o descumprimento da proibição seria uma largada no sentido oposto à correta relação entre o funcionário público e a instituição.

Aos brasileiros fica a Decisão do STF com regra a ser seguida, inclusive, pelos magistrados e desembargadores das instâncias inferiores, e aos que têm opinião alinhada com a do voto vencido fica o descontentamento. Lembrando que, cada caso deverá ser analisado com cautela, pois o tipo da tatuagem pode ser definidora da questão.

(Matéria escrita e publicada pelo Advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 19 de agosto de 2016

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro