Mulheres advogadas paraibanas, parabéns

As advogadas paraibanas, agora, por lei, têm seu dia.

Dia 17 de novembro é o dia das advogadas paraibanas, sendo esse dia reconhecido oficialmente, através da Lei nº 11.020/2017, que criou o dia da mulher advogada no Estado da Paraíba, cujo dia deverá ser comemorado todo ano, sendo o marco o dia 17 de novembro de 2017, tendo em vista que a mencionada lei foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba no dia 16 de novembro de 2017.

A sansão da lei pelo governador do Estado foi comemorada pelo presidente da OAB-PB, o Dr. Paula Maia, que denunciou que o projeto foi idealizado pela presidente da comissão da mulher advogda da OAB-PB, a Drª Carol Lopes.


O projeto da Drª Carol Lopes foi acolhido pela deputada e advogada Camila Toscano, autora no projeto na Assembléia Legislativa da Paraíba.

O dia 17 de novembro foi escolhido para a homenagem em virtude de ter sido o dia no qual a primeira mulher fez a sua inscrição na OAB-PB, na época em que a Ordem ainda se chamava Instituto dos Advogados.

A primeira advogada a ser inscrita na Ordem foi a Drª Lylia Guedes, nascida em 1900 e credenciada advogada em 1932, conquistando o número 63 na inscrição.

Não é justo deixar de registrar, que a Drª Carol Lopes é filha de uma mulher advogada, que a OAB-PB teve a honra de tê-la em seus registros devido a sua trajetória jurídica de louvores pela atuação correta e competente na defesa dos direitos dos seus constituintes, carreira jurídica que foi interrompida com o seu falecimento em virtude de um lamentável acidente no trânsito.

A homenagem às mulheres advogadas foi merecidíssima, e o destaque faz um registro histórico para a advocacia paraibana, que merece aplausos de toda a sociedade brasileira.

(Matéria escrita e publicada pelo Advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 23 de novembro de 2017

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro