Pergunta

Reestabelecer nome de solteira

Estou casada ha dois meses, alterei meu nome de solteira , incluindo o nome do meu esposo .Mas só fiz para agradar e agora me arrependi.Não nos divorciamos mas quero restabelecer meu nome de solteira.Me arrependi tambem por conta da complexidade e dor de cabeça para alterar os documentos.Posso reestabelecer ou ratificar a certidão? Fica caro?

há há um mês

1 Resposta

De acordo com a Quarta Turma do STJ, a opção dada pela legislação, de incluir o sobrenome do cônjuge, não pode ser limitada à data do casamento. Entretanto, após o registro do nome no Cartório competente, só poderá ser feita alterações pela via judicial, conforme os procedimentos estabelecidos pelos artigos 57 e 109 da Lei 6.015/73, ou em Cartório nos casos específicos. De conformidade com os referidos artigos, qualquer alteração posterior de nome só pode ser feita por exceção e motivadamente, após audiência do Ministério Público, por sentença do juiz a que estiver sujeito o registro. Portanto, sugiro que você procure um advogado da sua confiança e ajuíze uma ação judicial para mudança de nome na Vara de Sucessões e Registros Públicos da sua cidade. O seu advogado, com certeza, conseguirá argumentos que possibilitem à alteração. Sugiro divergência entre o casal sobre a utilização do nome de solteira para casada e que um dos cônjuges equivocou-se no momento do registro. Mas, seu desejo real era manter o nome de solteira e certamente terá êxito. Na justiça é assim, você só sabe o resultado se ajuizar, pois cada juiz uma sentença. DEUS lhe acompanhe nessa batalha judicial. Felicidades.

há um mês
Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro