Denúncia é recebida contra desembargador acusado de vender decisões judiciais

Inicia-se a Ação Penal para apurar a venda de decisões judiciais pelo desembargador

O STJ – Superior Tribunal de Justiça recebeu a denúncia contra o desembargador Carlos Rodrigues Feitosa, do Tribunal de Justiça do Ceará, cuja acusação é a venda de decisões judiciais pelo magistrado.

O relator do processo é o ministro Herman Benjamin, o qual afirmou que a denúncia foi recebida por preencher todos os requisitos necessários ao seu recebimento, já que existem indícios robustos da prática delitiva penal.

Estão envolvidos no caso, além do desembargador, o seu próprio filho e outros advogados particulares, os quais eram beneficiados com as decisões favoráveis aos seus clientes.

A denúncia foi ofertada pelo Ministério Público Federal, que agora deu início a Ação Penal contra os acusados envolvidos das negociatas de facilitação a soltura de presos, através de liminares em habeas corpus, lavradas nos plantões judiciários nos finais de semana e vendidas por R$ 150.000,00.

De acordo com a denúncia as negociações eram realizadas através do aplicativo WhatsApp, constando nos autos diálogos que expressam as transações de decisões exatamente nos finais de semana nos quais o desembargador Carlos Feitosa estava de plantão e concedia liminares favoráveis aos clientes de advogados que faziam parte do esquema criminoso.

Na mesma decisão o ministro Herman Benjamin não acatou o pedido de desmembramento do processo, como queria a defesa, para que fosse julgado no STJ apenas o desembargador, sob o argumento de que a jurisprudência daquela Corte, em casos similares não autoriza o desmembramento, já que separaria os acusados de corrupção passiva contra um réu e ativa contra outros réus.

Os argumentos da defesa não lograram êxito, já que a afirmação de que os habeas corpus foram assinados por advogados que não são os denunciados, não convenceram o relator, que fulminou a defesa com o argumento de que se a defesa estivesse correta em seus arrazoados, o intermediário de um crime jamais seria implicado numa ação penal, e ainda destacou que no caso em comento há atividades desenvolvidas por “laranjas”.

É importante que se registre, a decisão foi unânime, rejeitado apenas à imputação do crime de “formação de quadrilha”.

O desembargador estava afastado de suas funções desde o ano de 2015 e o STJ manteve o afastamento até o final do processo penal.

O magistrado foi empossado como desembargador em maio de 2011, e na posse lhes foram atribuídos os adjetivos, competência e retidão.

(Matéria escrita e publicada pelo Advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 19 de março de 2017

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro