Aprovação da PEC da Vaquejada é o destaque da semana

A PEC segue para a Câmara dos Deputados.

Veja os fatos que marcaram a semana no Senado.

Vaquejada

O Senado aprovou nesta terça-feira (14) a Proposta de Emenda  à Constituição (PEC 50/2016) que permite a realização das vaquejadas. O texto foi apresentado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a prática. A PEC muda o artigo 225 da Constituição, que trata do meio ambiente e coíbe a crueldade contra animais. De acordo com a PEC, não serão consideradas cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais previstas na Constituição e registradas como patrimônio cultural brasileiro. A condição para isso é que sejam regulamentadas em lei específica que garanta o bem-estar dos animais. A PEC segue para a Câmara dos Deputados.

Registro de medicamentos

Também foi aprovado pelo Senado o Projeto (PLS) 200/2015, da senadora Ana Amélia (PP-RS), que acelera a liberação de pesquisas clínicas. O texto cria um marco regulatório para análise e registro de novos medicamentos no tratamento de câncer, mal de Alzheimer, diabetes e outras doenças, além de fixar regras a serem cumpridas nos estudos em seres humanos. Enquanto os processos de autorização e condução dos protocolos de pesquisas duram em média de três a seis meses no resto do mundo, no Brasil têm durado de 10 a 15 meses. A proposta segue para a Câmara.

Capital da cerveja

O Plenário aprovou o PLC 29/2016, que reconhece a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, na Capital Nacional da Cerveja. A proposta já havia sido aprovada pela Câmara e agora segue para sanção presidencial.

Alexandre de Moraes

Indicado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro licenciado da Justiça Alexandre de Moraes será sabatinado na próxima terça-feira (21) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O relator, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), já apresentou seu relatório, ressaltando a formação e a experiência profissional do candidato. Após a sabatina, haverá votação secreta na CCJ e também no Plenário.

A população pode participar do processo enviando comentários ou perguntas para o relator por meio do Portal E-cidadania. Até a manhã desta sexta-feira (17), foram registradas mais de 740 manifestações de internautas.

Representantes de movimentos sociais entregaram à CCJ um manifesto contra a indicação de Alexandre de Moraes. Segundo os organizadores do manifesto, que propuseram a “anticandidatura” da professora da UnB Beatriz Vargas Ramos, o documento é uma forma de protesto contra a indicação de “pessoas que representem retrocesso nos direitos humanos e sociais arduamente conquistados, que desrespeitem o direito à não discriminação e à igualdade substantiva que a Constituição assegura a todas as pessoas”.

Pacote anticorrupção

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, devolveu à Câmara dos Deputados o projeto de lei que muda os Códigos Penal e de Processo Penal, além de outras normas legais, e estabelece medidas de combate à impunidade e à corrupção. O "Pacote Anticorrupção" (PLC 80/2016) tem origem nas “10 medidas contra a corrupção”, propostas pelos procuradores da Operação Lava Jato, que tiveram o apoio de mais de dois milhões de cidadãos. O texto foi alterado durante discussão e votação na Câmara. Os deputados rejeitaram vários dispositivos, entre eles a norma que tornava mais difícil a prescrição de crimes. O Senado obedeceu à medida liminar do ministro do STF Luiz Fux, que determinou nova votação do texto pela Câmara. De acordo com os autores do mandado de segurança, os deputados desfiguraram o projeto em votação pela madrugada.

Mais emendas

O Plenário deve votar em breve mais três propostas de emendas à Constituição. A PEC 57/2016, chamada de PEC da Desburocratização, simplifica as exigências fiscais e tributárias dirigidas a microempresas e empresas de pequeno porte, especialmente em municípios menores. A PEC 111/2015 proíbe a edição de medidas provisórias que gerem desequilíbrio econômico-financeiro dos contratos. E a PEC 61/2015 permite que as emendas parlamentares ao Orçamento da União sejam destinadas diretamente aos Fundos de Participação dos municípios ou dos estados.

Simplificação

A CCJ aprovou projeto (PLS 214/2014) que racionaliza e simplifica atos e procedimentos administrativos dos Poderes da União. O objetivo, diz o autor, senador Armando Monteiro (PTB-PE), é reduzir a burocracia administrativa sempre que o custo econômico ou social da simplificação do processo seja maior do que o risco de fraudes. A proposta segue para a Câmara.

PPPs

A CCJ também aprovou projeto que altera a regra sobre os valores mínimos para a celebração de contratos de parceria público-privada (PPP). A proposta (PLS 472/2012), do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-PE), estabelece faixas diferentes para a União, estados e municípios, reduzindo os valores. A proposta segue para a Câmara.

Falsificação de medicamentos

Também foi aprovado na CCJ projeto (PLS 464/2011) que amplia o prazo de interdição cautelar de estabelecimento envolvido com a falsificação de medicamentos, insumos farmacêuticos, cosméticos e similares. O texto segue para o Plenário com pedido de votação em regime de urgência.

Embaixadas

Outra proposta aprovada na CCJ é a que estende a aplicação de normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) aos trabalhadores, brasileiros ou estrangeiros residentes, contratados no Brasil por embaixadas, consulados e organismos internacionais. O projeto (PLS) 423/2012 segue para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Pesca em barragens

A CCJ aprovou ainda o projeto que dispensa a produção de pescado em lagos de hidrelétricas da obrigação de outorga para direito de uso da água, desde que ocupe até 0,5% da superfície do lago. O projeto (PLS 620/2015) libera a outorga também para parques aquícolas que ocupem até esse percentual do corpo d’água nos açudes e barragens. O texto segue para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Previdência

A sessão especial em homenagem ao Dia do Aposentado, realizada no Plenário na segunda-feira (13), ganhou caráter de protesto contra a proposta de reforma da Previdência, que tramita na Câmara. O tom foi de revolta contra as medidas previstas na PEC 287/2016, além de contestação da existência de déficit no sistema. A PEC proposta pelo governo Temer fixa idade mínima de 65 anos para a aposentadoria de homens e mulheres. O projeto também eleva o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos. Para se aposentar com 100% do salário, será preciso contribuir por pelo menos 49 anos. Com regras de transição para homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos, as regras valem para o setor público e privado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 17 de fevereiro de 2017

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro