Audiência destaca benefícios do vegetarianismo para saúde e meio ambiente

É uma mudança de paradigma quanto à discussão do próprio planeta.

Participantes de audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado promovida nesta quarta-feira (27) destacaram os benefícios do vegetarianismo para a saúde e para o meio ambiente. Segundo os debatedores, pesquisas apontam que a adesão de pessoas à dieta exclusiva com vegetais ajuda na redução da emissão de gases de efeito estufa e no uso mais sustentável de água para produção de alimentos, além de colaborar para a prevenção e o tratamento de doenças. 

Autor do pedido de audiência, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) apontou que o número de pessoas vegetarianas tem crescido no país. Uma pesquisa de 2018, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) ao Ibope, mostrava que 14% dos brasileiros se consideravam vegetarianos.

A escritora Sandra Denise Calado afirmou que só o fato de o Senado abrir espaço para a discussão do tema já evidencia uma mudança de postura quanto ao vegetarianismo. Segundo ela, conforme mais pessoas têm acesso a informações sobre os benefícios dessa dieta, mais deixarão de consumir produtos de origem animal.

— É uma mudança de paradigma quanto à discussão do próprio planeta — disse a escritora ao elogiar a iniciativa de Girão.  

Sandra acrescentou que a adesão ao veganismo é também uma forma de compaixão com os animais. Segundo dados citados pelos debatedores, estima-se que mais de 70 bilhões de animais terrestres são mortos anualmente para o consumo humano. Durante a reunião, Girão informou que, para acelerar a votação de um projeto de sua autoria em defesa dos animais, o PL 90/2020, ele irá conversar com o presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Esse projeto proíbe a produção e a comercialização de qualquer produto alimentício obtido por meio de método de alimentação forçada de animais. A proposta é relatada pela senadora Leila Barros (PDT-DF).

— Vou falar com a senadora Leila e com o presidente da Comissão de Meio Ambiente para que a gente coloque isso em pauta — disse Girão.

Meio Ambiente

Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira, ressaltou alguns impactos positivos da redução do consumo de carne animal para o meio ambiente.

— Em relação aos impactos ambientais, eles não se limitam às emissões de gás do efeito estufa. Os impactos ambientais vão desde o consumo de água, passando pelo uso excessivo de terras e a ineficiência na produção de comida. Ao colocar um alimento de origem animal no prato, muitas pessoas não entendem que, a cada 10 calorias que aquele alimento traz, em torno de 100 calorias foram utilizadas para produzir aquele bife. Quanto mais nós incentivamos a produção de origem vegetal, maior é a nossa eficiência na produção de alimentos — disse Laurino. 

Saúde

Além dos benefícios para o meio ambiente, pesquisadores e especialistas em vegetarianismo destacaram o impacto positivo da adoção da dieta sem carne na saúde. Pesquisas citadas durante a audiência indicam que a alimentação à base de vegetais reduz os riscos de diabetes, hipertensão, depressão e doenças mentais. Segundo a nutricionista Shila Minari, as dietas vegetarianas são nutricionalmente adequadas e podem reduzir em até 74% as chances de um indivíduo desenvolver diabetes. Além disso, o consumo de produtos de origem vegetal também pode melhorar a qualidade de vida.

— A qualidade de vida é um conceito subjetivo, mas a percepção subjetiva de bem-estar tem melhor resultado nos veganos — disse ela. 

Além disso, os debatedores também argumentaram que a alimentação adequada e livre de carne também beneficia o tratamento de doenças coronarianas e alguns tipos de câncer.

— Pesquisadores já disseram que, devido aos maus hábitos, principalmente o alimentar, esta geração de jovens vai adoecer antes e, possivelmente, será a primeira geração de pessoas que terão vidas mais curtas do que a de seus pais. Mas enxergamos luz no fim do túnel. A alimentação vegetariana diminui doenças  — reforçou Ernesto Sasaki Imakuma, do Centro de Medicina Mente-Corpo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Também participaram da audiência Susan Andrews, psicóloga e antropóloga, coordenadora do Parque Ecológico Visão Futuro, de Porangaba (SP); o ex-senador Ulisses Riedel, da União Planetária; e Inez Cabral, da Diretoria do Instituto Sathya Sai de Educação do Brasil.

Tipos de vegetarianismo

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, há vários tipos de vegetarianismo:

  • Ovolactovegetarianismo – tipo de vegetarianismo que permite o consumo de ovos, leite e laticínios na sua alimentação;
  • Lactovegetarianismo – adeptos dessa dieta consomem leite e laticínios;
  • Ovovegetarianismo – ovos são consumidos livremente;
  • Vegetarianismo estrito – as pessoas que seguem o vegetarianismo estrito não consomem qualquer tipo de produto de origem animal em sua alimentação (tais como carne, ovos, laticínios e mel, por exemplo).
  • Veganismo – é um modo de vida que procura excluir toda e qualquer forma de exploração e crueldade contra animais, seja na alimentação, no vestuário, nos cosméticos e em outras formas de consumo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 14 de maio de 2022

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro