Juiz ordena que Facebook fique fora do ar por 24 horas

A multa pelo descumprimento da ordem judicial é de R$ 30.000,00 por dia.

O Facebook é alvo de uma Decisão Judicial, da lavra do juiz eleitoral de Santa Catarina, Dr. Renato Roberge, que determinou a retirada do ar do Facebook por 24 horas.

A medida foi determinada em razão de o Facebook ter descumprido uma ordem judicial, para retirar do ar uma página que fazia críticas à um candidato a prefeito de Joinville.

Através de medida de urgência o juiz determinou que o Facebook retirasse do ar a página de “Hudo Caduco”, que fazia paródias do candidato Udo Dohler, que disputa o segundo turno com a candidata Darci Matos.

O magistrado ordenou, através de notificação, a Anatel para proceder o bloqueio da rede social em todo o território nacional, sob a alegação de que o processo eleitoral poderia ser comprometido.

A base legal para a Decisão é a proibição na legislação da propaganda de cunho ofensivo, degradante ou que leve ao ridículo.

Afirma o magistrado que o Facebook descumpriu a legislação, notadamente, com a citação sobre o candidato na qual diz: Que o candidato Udo teria “estudado ditadura militar na instituição Gestapo”.

A página do Facebook foi condenada a pagar uma multa diária de R$ 30.000,00, que é o valor máximo permitido pela legislação eleitoral. Caso não seja cumprida a determinação o Facebook ficará fora do ar por 24 horas.

(Matéria escrita e publicada pelo Advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 10 de outubro de 2016

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro