Comissão de Assuntos Sociais debate na terça restrição de propaganda de bebidas

Os textos também propõem a publicação de alertas nos rótulos e embalagens desses produtos.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) faz uma audiência pública nesta terça-feira (23), a partir das 11h, para discutir três projetos que restringem a propaganda de bebidas alcoólicas (PLC 83/2015, PLS 323/2015 e PLS 443/2015). Os textos também propõem a publicação de alertas nos rótulos e embalagens desses produtos.

— O principal objetivo é restringir a propaganda dos produtos e, assim, contribuir para a efetiva redução de seu consumo abusivo, sobretudo de grupos de pessoas mais vulneráveis aos efeitos indesejados do álcool, como menores de idade, gestantes e pessoas ao volante — disse o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), relator dos projetos e autor do requerimento que determinou o debate.

No relatório apresentado à CAS, Styvenson sugere a aprovação do PLC 83/2015, com emendas para, por exemplo, definir como bebida alcoólica a que tenha teor de álcool superior a meio grau Gay-Lussac (GL). Além disso, a propaganda das bebidas só poderá ser feita em pontos de venda, com diversas restrições para que não incentivem o abuso e o consumo por crianças e adolescentes, por exemplo.

Entre os convidados para a audiência estão o diretor do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Carlos Lima, o presidente da Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), José Eduardo Cidade, a consultora jurídica da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Lucia Ancona, o representante do Instituto Alana, Pedro Hartung, e a representante do Instituto Intervozes, Marina Pita.  

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 22 de novembro de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro