Projeto sobre edificações às margens de rios em áreas urbanas pode ser votado nesta quinta

O texto atribui aos municípios o dever de regulamentar as faixas de restrição à beira de rios, córregos, lagos e lagoas nos seus limites urbanos.

O Senado adiou para esta quinta-feira (7) a apreciação do PL 1.869/2021, projeto de lei que altera o Código Florestal e legislações correlatas para definir o conceito de áreas urbanas consolidadas e dispor sobre as faixas marginais de qualquer curso d'água, além da consolidação das obras já finalizadas nesses locais. O projeto seria analisado na sessão deliberativa desta quarta-feira (6), mas foi retirado de pauta a pedido do relator da matéria, senador Eduardo Braga (MDB-AM).

O texto atribui aos municípios o dever de regulamentar as faixas de restrição à beira de rios, córregos, lagos e lagoas nos seus limites urbanos. Além disso, abre caminho para regularizar construções que já existam nessas áreas. O projeto já constou da pauta de outras sessões deliberativas, mas sua votação foi adiada para que as lideranças chegassem a um acordo sobre o tema.

De autoria do senador Jorginho Mello (PL-SC), o projeto foi tema de sessão de debate promovida pelo Senado em 23 de agosto, na qual especialistas discutiram critérios técnicos e a regulamentação sobre edificações que margeiam os rios em áreas urbanas (veja o vídeo desse debate).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 12 de outubro de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro