Esperidião Amin defende maior reciprocidade entre Brasil e EUA na questão dos vistos

O senador disse que a situação se torna mais grave para quem ainda não tem visto ou precisa renová-lo.

Em pronunciamento nesta terça-feira (21), o senador Esperidião Amin (PP-SC) propôs que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) promova uma audiência pública para discutir a falta de reciprocidade entre Brasil e Estados Unidos na questão dos vistos. Ele afirmou que, enquanto os cidadãos norte-americanos podem entrar livremente como turistas em nosso território, os brasileiros necessitam de visto para entrar nos Estados Unidos.

O senador disse que a situação se torna mais grave para quem ainda não tem visto ou precisa renová-lo. Ele citou informações de que, nesses casos, os brasileiros têm que esperar quase um ano para serem recebidos no consulado norte-americano de São Paulo, com a ocorrência de prazos semelhantes ou maiores em outras cidades — apesar do anúncio de que os turistas brasileiros poderão entrar nos Estados Unidos a partir de novembro, desde que sejam adultos e estejam totalmente vacinados contra a covid-19.

— É necessário que, nesta audiência, estejam presentes os ministros do Turismo e das Relações Exteriores, para saber que providência nós podemos tomar. No mínimo, podemos buscar uma negociação que torne isso mais razoável, que nos aproxime da reciprocidade, que seria o justo entre países soberanos.

Para Esperidião Amin, o Congresso Nacional e o governo não podem ser omissos diante dessa situação, não apenas visando ajudar os turistas brasileiros, mas também para favorecer quem pretende viajar para visitar familiares ou a negócios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 21 de setembro de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro