Coordenadoria de Direito Penal e Processo Penal da AMB defende efetiva modernização do novo CPP

Em reunião on-line, magistrados debateram pontos sensíveis do Projeto de Lei.

Em reunião on-line, magistrados debateram pontos sensíveis do Projeto de Lei

A Coordenadoria de Direito Penal e Processo Penal da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) se reuniu nesta terça-feira (27) para dar continuidade ao estudo do texto e elaboração de propostas para o novo Código de Processo Penal (CPP), que está em debate no poder Legislativo. O encontro se deu um dia após a apresentação do parecer do Projeto de Lei 8045/2010, realizada pelo deputado federal João Campos (Republicanos-GO).

Na reunião, que ocorreu de maneira virtual, membros da coordenadoria debateram pontos sensíveis do novo CPP a fim de consolidar um ofício que será encaminhado pela AMB à Câmara dos Deputados para assegurar a independência funcional dos magistrados e garantir mais celeridade às questões processuais. Entre as frentes de trabalho, destaca-se o empenho na modernização do Judiciário, trabalhando com juízo 100% digital.

O diretor de Assuntos Legislativos da AMB, Danniel Bomfim, destacou que o debate vem para reforçar o papel da entidade, que é contribuir para o aperfeiçoamento da Justiça. “O Código de Processo Penal é de 1941 e já sofreu profundas alterações em sua essência, a última delas foi a Lei 13.964/2019, que trata do Pacote Anticrime e mudou de forma substancial o regime das cautelares e aspectos da execução penal, inclusive, o que eu chamo de ‘consagração de um sistema acusatório’, que é uma previsão constitucional”, explicou Bomfim, “Todos esses pontos foram analisados pelos magistrados que compõem a coordenadoria criminal para tentar contribuir para a modernização e aperfeiçoamento da nova legislação”, finalizou.

A Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) também tem debatido o tema em suas reuniões e é defensora do amplo diálogo com o Parlamento. As entidades trabalham pelo fortalecimento das carreiras de estado e a não desnaturalização do serviço público.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, determinou que a Comissão Especial que analisa o caso terá 12 sessões, a contar do dia 20 de abril, para analisar o texto. A AMB solicitou dilação de prazo e aguarda análise do pedido. A coordenadoria deverá se reunir ainda nesta semana para finalizar o documento que será entregue ao colegiado.

Júlia Rodrigues (ASCOM)

Publicado em 29 de abril de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro