Marcos Rogério pede abertura de templos e critica voto de Gilmar Mendes

Para o senador, no entanto, o voto de Gilmar Mendes ofende a fé dos brasileiros.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (8), o senador Marcos Rogério (DEM-RO) criticou o voto do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante julgamento sobre restrições ao funcionamento de templos como medida para frear a disseminação da covid-19. O ministro se manifestou contra tratamento distinto a celebrações religiosas no caso da adoção, pelos entes federativos, de medidas restritivas com objetivo de conter a pandemia. Para o senador, no entanto, o voto de Gilmar Mendes ofende a fé dos brasileiros.

— Para o ministro, ir a um escritório fechado, ao supermercado ou sair para trabalhar de ônibus é menos arriscado do que ir ao culto ou missa, mesmo que a celebração seja segura e outras atividades, não. Será que isso faz sentido? Por que vota para proibir as pessoas de cultuarem, rezarem e estarem na presença de Deus justamente quando elas mais precisam?

Marcos Rogério afirmou que visitou vários templos religiosos em Rondônia e encontrou verdadeiros exemplos de higiene, organização, segurança e respeito à vida de cada fiel. Segundo ele, os templos seguem todos os critérios estabelecidos pelas autoridades públicas de saúde, como a limitação no número de pessoas e o distanciamento entre os bancos.

O senador declarou ainda que não cabe ao STF mandar ou autorizar que "fechem as igrejas", pois seu funcionamento é uma garantia constitucional.

— Não se trata de funcionar de qualquer maneira, mas sim obedecendo os protocolos de segurança sanitária. A prática religiosa não irá agravar a crise da saúde na pandemia. Pelo contrário, o contato com Deus irá ajudar as pessoas a atravessar esse período tão tormentoso — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 11 de abril de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro