OAB-PB aprova moção de aplauso ao juiz Gustavo Leite Urquiza

Por 31 (trinta e um) anos Gustavo Urquiza exerceu a magistratura.

Uma moção de aplausos foi aprovada pela OAB Seccional da Paraíba ao juiz do Terceiro Juizado Especial do Fórum Cível de João Pessoa, juiz Gustavo Leite Urquiza, que teve pedido de aposentadoria voluntária deferido no dia 03 de fevereiro de 2021.

A proposta de Moção de Aplausos foi proposta pela Comissão dos Juizados Especiais Cível e Criminal e foi acatada pela OAB-PB.

A Comissão apresentou a justificativa fazendo alusão ao Gustavo Leite Urquiza como uma figura que se destacou  na atuação profícua como juiz titular do Terceiro Juizado Especial do Fórum Cível de João Pessoa em apoio aos advogados paraibanos e, consequentemente, à sociedade paraibana.

Um dos trechos da justificativa para a moção de aplausos explicita: “Pelos serviços relevantes prestados aos advogados e jurisdicionados esta Comissão requer moção de aplausos diante da postura admirável do Magistrado ao tratar com muita atenção as demandas dos advogados em defesa de seus clientes. O trabalho do Magistrado Gustavo Leite Urquiza em apoio aos advogados na luta em defesa do público em geral é de conhecimento da sociedade, de autoridades e, principalmente, da classe de advogados que militam nos juizados especiais. A celeridade, competência, presteza e prontidão do magistrado merece o devido reconhecimento”.

O magistrado Gustavo Urquiza exerceu a magistratura por 31 (trinta e um) anos, atuando por 18 (dezoito) anos no Terceiro Juizado Especial da Comarca de João Pessoa.

Antes o magistrado Gustavo Leite Urquiza atuou nas as comarcas de Soledade, Taperoá, Araruna, Campina Grande e Santa Rita.

Aqui segue um comentário do editor do Portal Justiça: "O juiz Gustavo Leite Urtiga, longe do nome que carrega, sempre atuou com respeito extraordinário ao advogado e à advogada que atuaram nos Juizados onde o magistrado era o comandante".

Advoguei em vários Estados brasileiros por mais de 30 (trinta) anos, mas, nunca vi um juiz vir atender ao advogado ou advogada, no balcão, e ainda, em balcão rebaixado à altura de um birô, onde o profissional era atendido sentado, pois sempre tinham cadeiras para o advogado ou advogada se sentarem antes e durante o atendimento presencial.

Lamento muito que a sua postura e demonstração de respeito ao profissional do direito nunca tenha sido copiada por outros magistrados.

Acho que a grandeza do espírito demonstra a humildade no acolhimento dos seus semelhantes, sem se preocupar se são seus pares ou parte do tripé de sustentação do equilíbrio do Poder Judiciário.

Grande homem, grande alma, e certamente será recebido pela advocacia com um brilhante profissional, que soube honrar a sua toga, sem mitigar a beca dos que futuramente serão seus colegas.

Parabéns ao ilustre magistrado Gustavo Leite Urquiza.

(Matéria escrita e publicada pelo advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro).

Publicado em 10 de fevereiro de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro