Saiu na mídia: Ao Valor, Renata Gil diz que Lei de Abuso de Autoridade pode gerar perseguição contra magistrados

As Cortes deferem a penhora e afastam a tentativa das partes de apontar a conduta como criminosa.

Condutas caracterizam crime quando praticadas por agente público com intenção de dolo

O jornal Valor Econômico divulgou nesta segunda-feira (18) que os tribunais federais têm decidido que juízes não sejam enquadrados na Lei de Abuso de Autoridade (lei nº 13.869/2019) por determinarem penhora on-line de recursos por meio do sistema Bacen Jud. As Cortes deferem a penhora e afastam a tentativa das partes de apontar a conduta como criminosa.

O artigo 36 da Lei 13.861 dispõe que abuso de autoridade é “decretar, em processo judicial, a indisponibilidade de ativos financeiros em quantia que extrapole exacerbadamente o valor estimado para a satisfação da dívida da parte e, ante a demonstração, pela parte, da excessividade da medida, deixar de corrigi-la”.

Para a reportagem, o jornal encomendou levantamento que aponta que pelo menos 480 decisões contra pedidos de bloqueio foram negados por magistrados que temiam ser responsabilizados criminalmente. Segundo a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, a lei possui dispositivos muito abertos, o que interfere na independência das decisões. “São conceitos abstratos e que podem levar a uma perseguição pessoal contra o julgador”, afirmou ao Valor Econômico.

A AMB questionou a inconstitucionalidade de 11 dispositivos da legislação por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6236 ajuizada no STF em 2019. Para a entidade, a lei fere princípios da independência judicial, da segurança jurídica (do ponto de vista subjetivo), da confiança legítima e da intervenção penal mínima, entre outros.

Melissa Duarte

Assessoria da AMB

Publicado em 20 de janeiro de 2021

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro