Diretoria da Ameron toma posse; Euma Tourinho é a nova presidente Diretoria eleitaEuma Tourinho

Magistrada é a primeira mulher à frente da entidade.

Magistrada é a primeira mulher à frente da entidade

A nova diretoria executiva da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) no biênio 2021 – 2022 tomou posse na tarde desta terça-feira (22). A juíza Euma Mendonça Tourinho assumiu a presidência. É a primeira mulher a assumir o controle da entidade. A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, participou da cerimônia online e prestigiou o evento.

Ao assinar o termo de posse, Euma parabenizou o ex-presidente da Ameron, Alexandre Miguel, pelos feitos na gestão. “Renovo meu juramento de cumprir e fazer cumprir as leis e a Constituição Federal. Jamais permitiremos que magistrados sejam sacrificados por conta da omissão de outros poderes, exposição midiática, ataques de outros órgãos ou carreiras”, disse.

A magistrada afirmou que sua gestão tem como objetivos modernizar a associação; valorizar o primeiro grau de jurisdição; preservar a história da magistratura de Rondônia e a criação de canais de comunicação próprios para atender à magistratura local.

“Eu serei a primeira mulher a presidir a nossa Ameron. Em Rondônia, já tivemos mulheres presidindo nosso tribunal e auxiliando nos órgãos de administração superior. Eu espero, sinceramente, que exemplos como esse se multipliquem, tamanho o talento, preparo, competência e dedicação que vejo no trabalho de todas as nossas colegas magistradas”, disse.

A presidente Renata Gil saudou Euma Tourinho e ressaltou que a eleição de mais uma mulher para a Presidência de uma Associação filiada quebra paradigmas no país. “Isso tem um valor incomensurável. A pauta hoje é representatividade. Tal como aconteceu comigo na AMB, aconteceu na Ameron, que é uma associação de bases sólidas no movimento associativo. Tanto a Euma como o Alexandre têm realizado um trabalho ímpar na AMB”, considerou.

A magistrada destacou que a Justiça não parou neste ano mesmo com a pandemia de Covid-19. Para não deixar de atender a sociedade, os tribunais brasileiros aperfeiçoaram o sistema de Justiça e utilizaram a tecnologia para continuar julgando e tomando decisões.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de março a dezembro de 2020, foram feitos mais de 965,9 milhões de movimentos processuais, 32,6 milhões de decisões e 21,5 milhões de sentenças e acórdãos. O Poder Judiciário destinou R$580 milhões para combater a pandemia de Covid-19 por meio de aquisição de respiradores; repasse de dinheiro para aquisição de testes rápidos; destinação de verbas de penas pecuniárias para ações de prevenção à doença, entre outras medidas. “Esses números são gigantescos. Estamos juntos lutando pelo fortalecimento do Judiciário e, portanto, o fortalecimento da democracia brasileira”, concluiu Renata Gil.

O ex-presidente da Amaron, Alexandre Miguel, agradeceu a parceria da AMB e dos magistrados de Rondônia durante sua gestão. “Quando a democracia se faz presente, os juízes se dobram. Quando assumi a presidência da Ameron sabia os desafios que estavam por vir. Venci e contei com o apoio da magistratura local para isso. A nossa Associação tem servido para a evolução constante das instituições públicas do Estado”, considerou. O magistrado parabenizou a nova diretoria e desejou uma administração profícua.

O presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Danniel Bomfim, também congratulou Euma. “O simples fato de uma colega colocar seu nome à disposição para melhorar a atuação dos magistrados já requer coragem. Vim lhe desejar sucesso. É certo que seu triunfo será o da magistratura de Rondônia e com certeza de toda a magistratura”, disse.

A magistrada é graduada em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara, em São Paulo. Fez especialização em Direito Constitucional na faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (FARO) e em Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus. Cursou MBA em Poder Judiciário na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Leciona em instituições de ensino superior e na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).

Na AMB, é membro da Diretoria de Assuntos Legislativos na gestão da presidente Renata Gil. Na gestão anterior, foi secretária de Prerrogativas.

É juíza no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO) desde 1999. Atuou como juíza auxiliar da Presidência do TJ-RO, no Biênio 2018-2019. No mesmo período, foi juíza Conciliadora da comissão Central de Conciliação de Precatórios-2018-2019. Também é membro de comissões.

Mahila Lara

Assessoria de Comunicação da AMB

Publicado em 24 de dezembro de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro