Vara Criminal de Natal cria acesso a audiências virtuais através de QR Code

Agora, mandados de citação, intimação e ofícios expedidos pela unidade são acompanhados de um QR Code.

Audiências virtuais são uma das bandeiras da AMB

A 3ª Vara Criminal de Natal, no Rio Grande do Norte, iniciou nesta semana o uso de uma ferramenta para simplificar o acesso das partes e testemunhas às plataformas de videoconferência utilizadas para a realização de audiências virtuais. Agora, mandados de citação, intimação e ofícios expedidos pela unidade são acompanhados de um QR Code. O código direciona para um site com instruções de uso da Cisco Webex, plataforma utilizada pelo Poder Judiciário brasileiro durante a pandemia da Covid-19. Também permite o acesso direto à sala virtual de audiências.

A realização de audiências virtuais durante a pandemia da Covid-19 foi um direito defendido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Em agosto, a entidade entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) requerendo a suspensão de um artigo da Resolução 329 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que proibia juízes de realizar audiências de custódia por meio de videoconferência durante o período de isolamento social.

“O sistema tornará mais fácil o acesso à plataforma de videoconferência Cisco Webex cedida ao CNJ, tornando mais simples para os leigos entrarem nas salas de audiências virtuais”, explica o juiz Raimundo Carlyle de Oliveira, titular da unidade.

A inserção do QR Code foi uma iniciativa da assistente Mônica Scala, após constatar que embora as partes e testemunhas expressassem que preferiam participar das audiências por videoconferência, ao invés de comparecerem ao fórum, não compreendiam bem como acessar a sala virtual de audiências. A partir daí, a assistente de juiz da 3ª Vara Criminal teve a iniciativa de desenvolver um pequeno guia explicando esse passo a passo.

De acordo com ela, os mandados de intimação já indicavam o link para a sala virtual e apresentavam algumas orientações, mas, ainda assim, eram dados muitos esclarecimentos por telefone, o que deu início ao envio do guia, para algumas testemunhas e partes, via WhatsApp ou e-mail, após as suas intimações.

“No entanto, pensando em facilitar ainda mais o acesso das pessoas a essas orientações e, diante
da popularização do QR Code nesses tempos de pandemia, busquei na web uma forma de transformar tudo aquilo num simples clique. Criamos, assim, o nosso código de barras personalizado e o inserimos nos mandados de intimação para que as pessoas pudessem escaneá-los com suas câmeras de celular e serem direcionadas para o nosso pequeno site, onde é possível obter informações sobre a unidade judiciária (como horário de funcionamento, telefones de contato e e-mail), baixar o nosso Manual de Acesso às Audiências Virtuais e, especialmente, ter acesso direto à sala virtual de audiências da 3ª Vara Criminal de Natal”, esclarece a servidora.

O manual criado contém instruções para o uso da plataforma, seja para acesso via celular ou computador e foi desenvolvido com o cuidado de trazer uma linguagem simplificada e bem acessível, contendo ilustrações de todo o passo a passo.

“Esperamos, com isso, conseguir tornar mais fácil a utilização da plataforma de videoconferência, garantindo a todos, assim, cada vez mais, o direito constitucional de acesso à justiça”, avalia Mônica Scala.

O código personalizado foi criado por meio do site QR Code Generator.

Com informações do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

Publicado em 13 de outubro de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro