O indicado para a vaga que abrirá no STF é desembargador Kassio Nunes

O indicado deverá ser sabatinado pelo Senado Federal.

O indicado para a vaga que será aberta no STF - Supremo Tribunal Federal é o Desembargador Kássio Nunes Marques, que atualmente ocupa o cargo de desembargador no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

A indicação do Desembargador Kássio Nunes é do presidente Jair Bolsonaro, para a vaga do ministro Celso de Mello, que deverá se aposentar no dia 13 de outubro deste ano.

Na verdade, o ora indicado nem estava na lista dos cotados para a vaga, no entanto, o seu nome foi bem recebido pela Corte de Justiça.

O perfil do desembargador é bem peculiar, já que é religioso, discreto e centrado.

O desembargador Kássio Nunes Marques tem  48 anos de idade, é formado em Direito pela UFPI (Universidade Federal do Piauí ), e tem especialização em Processo e Direito Tributário na UFC (Universidade Federal do Ceará), além de contar na sua trajetória o título de mestre em Direito Constitucional pela Universidade Autônoma de Lisboa.

O desembargador em entrevista há cerca de 2 (dois) anos defendeu a possibilidade de prisão em segunda instância quando há decisões fundamentadas, e assim se pronunciou: "O recolhimento ao cárcere não é um consectário lógico que prescinda de decisão fundamentada e análise das circunstâncias de cada caso. Há a necessidade de a ordem ser, além de expressa, fundamentada".

"Dificilmente leio um voto todo em sessão; geralmente explico o caso em dois ou três minutos. Evito o proselitismo jurídico, bem como não sou afeito a produzir decisões judiciais como se fossem artigos científicos", afirmou o desembargador em entrevista.

Disse ainda: "Acredito que o magistrado precisa se aperfeiçoar, e buscar experiências novas, na comunidade, no dia a dia do cidadão brasileiro, mas também de outras culturas e sistemas jurídicos".

Antes desta indicação, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, foi cogitado um dos possíveis aspirantes à vaga no STF, sendo considerado um forte evangélico.

Alguns nomes já foram comentados,  Luís Felipe Salomão e João Otávio de Noronha, ministros do STJ - Superior Tribunal de Justiça.

Já a área militar defende o nome de Thompson Flores, mas, o seu nome não agradou o presidente Bolsonaro, já que não era um nome conhecido dele.

O que a população brasileira e notadamente, a jurídica, é que o novo ministro do STF - Supremo Tribunal Federal venha com o ânimo de moralizar a maior Corte de Justiça do país, tendo em vista que às brigas internas e as decisões vindas de lá têm sido muito criticadas pela comunidade em geral.

(Matéria escrita e publicada pelo advogado Sérgio Marcelino Nóbrega de Castro). 

Publicado em 30 de setembro de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro