“Nenhum Tribunal estará sozinho e juntos venceremos as dificuldades”, diz Fux em encontro com a AMB

“Nós estamos no limiar de uma nova revolução digital do Judiciário e esse tema é importantíssimo”, disse o ministro Fux.

Ministro defendeu a Justiça digital

A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, se reuniu na tarde desta terça-feira (29) com o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil e desembargadores. As autoridades conversaram sobre a tecnologia no sistema de Justiça, a integração das Cortes brasileiras, a reforma administrativa e a defesa das garantias dos servidores do Estado.

“Precisamos trocar nossas experiências e juntos venceremos as dificuldades. Nenhum tribunal estará sozinho. Quero dizer a todos os colegas que estou aberto sempre ao diálogo. Nem durante a pandemia paramos nosso trabalho. Todos os processos relativos à Covid-19, ao estabelecimento de posturas sanitárias e a competência administrativa, foram levados com seriedade pelas cortes com uma demonstração inequívoca que o Judiciário continua atuante em todos os setores”, disse Fux na reunião.

A presidente Renata lembrou que a AMB representa a magistratura estadual, federal, trabalhista e militar em âmbito nacional e que a entidade também está à disposição dos magistrados. “O diálogo franco entre os entes da Justiça é essencial ao fortalecimento do Poder Judiciário. A AMB também está à disposição dos juízes e desembargadores para a interação entre as cortes”, afirmou.

Fux defendeu a Justiça digital: “Nós pretendemos integrar todos os Tribunais do país tendo o Processo Judicial eletrônico (PJe) como a principal ferramenta para tramitação processual na Justiça brasileira”. Na reunião, Fux falou sobre estabelecer uma parceria com os tribunais que ainda não adotam o PJe. “Nós estamos no limiar de uma nova revolução digital do Judiciário e esse tema é importantíssimo”, disse.

A gestão de Fux se dedica a criação de uma Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), sistema que pretende unificar o trâmite processual no país.

Esta foi a primeira reunião de Fux com presidentes de tribunais depois de assumir a Presidência da Suprema Corte em 10 de setembro. “Sempre que houver a necessidade eu gostaria de dialogar com os colegas. A melhor maneira de conversar com a Justiça é ouvir o que os presidentes dos Tribunais têm a dizer”, afirmou Fux.

Por fim, Fux avaliou o encontro como positivo. “É muito bom conversar com os magistrados para entender onde estamos e colocarmos o Judiciário onde ele merece estar”, concluiu.

Também estavam presentes no evento os presidentes do Tribunal Regional Federal da 1° Região, Ítalo Foravanti; do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Codepre), Carlos Alberto Alves; do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), Jatahy Júnior; do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor), Paulo Sérgio Pimenta; e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Noemia Porto.

Publicado em 30 de setembro de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro