TJRJ define magistrados que julgarão Witzel; deputados serão escolhidos

É a primeira vez que o Tribunal Especial Misto será instalado.

É a primeira vez que o Tribunal Especial Misto será instalado

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) sorteou hoje (28) pela manhã os nomes dos cinco desembargadores que farão parte do Tribunal Especial Misto que julgará o governador Wilson Witzel (PSC). Cada voto dos magistrados será essencial, uma vez que é esperado que os deputados sejam contrários a manter Witzel no Poder depois da derrota de 69 votos a zero que o governador sofreu no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) na última semana. Eis os nomes dos desembargadores sorteados:

O Tribunal Misto também será composto por 5 deputados. Os nomes dos parlamentares serão escolhidos amanhã pela Alerj. Trata-se da primeira vez que o Tribunal Especial Misto será instalado.

A votação funcionará da seguinte maneira: caso a maioria simples dos dez membros aceite a denúncia aprovada na última quarta-feira (23) contra Witzel, o governador será afastado por 180 dias. Desta maneira ele ficará “duplamente” afastado uma vez que o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves o tirou do cargo por 6 meses em uma decisão liminar e monocrática.

Caso os deputados e desembargadores decidam afastar Witzel provisóriamente, o governador terá de apresentar sua defesa ao Tribunal Misto. Depois que todos os recursos e argumentações forem apreciados, na fase final do processo, os magistrados e congressistas irão julgar se o governador cometeu mesmo crime de responsabilidade.

Witzel precisará de sete votos para ter seu mandado cassado e ser afastado do cargo definitivamente. O ex-juiz federal é acusado de lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa.

Leia as próximas etapas do processo:

Em sua defesa, o governador disse que tem reputação ilibada, e que, ao ser eleito governador se esforçou para “arrumar a bagunça do Estado do Rio de Janeiro” e combater todo tipo de irregularidade.

Assessoria de Comunicação da AMB

Publicado em 29 de setembro de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro