Transparência: Tribunais devem destacar dados estatísticos em portais

Com informações padronizadas, atualizadas e confiáveis para a população.

As informações serão padronizadas e acessíveis

Os tribunais de todo o país vão dar destaque na página inicial de seus portais na Internet às informações estatísticas sobre processos judiciais, com informações padronizadas, atualizadas e confiáveis para a população. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante a 73ª Sessão Virtual do Plenário, realizada entre os dias 1º e 9 de setembro.

Acesse a Resolução nº 333/2020

“A medida ampliará a transparência, conferirá visibilidade à atuação e à produtividade dos órgãos do Poder Judiciário, contribuirá para o aperfeiçoamento da atividade jurisdicional e permitirá a atuação estratégica e interinstitucional dos órgãos do Poder Judiciário”, explica a conselheira do CNJ Maria Tereza Uille.

O acesso aos dados quantitativos desagregados sobre processos judiciais, por meio de consultas dinâmicas e interativas, vai permitir o aprimoramento das políticas públicas do Poder Judiciário e dos governos. Devem incluir o acesso às “Estatísticas”, no prazo de 90 dias, os tribunais superiores, com exceção do Supremo Tribunal Federal (STF), e os tribunais estaduais, federais, do trabalho e da justiça militar.

O CNJ, por meio das comissões permanentes de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento e de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, vai definir o conteúdo e o padrão mínimo dos painéis de Business Intelligence – ferramenta tecnológica que permite consolidação e cruzamento de dados – que deverão ser disponíveis. Os tribunais também poderão produzir e publicar informações e painéis adicionais.

Fonte: Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Publicado em 26 de setembro de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro