Lasier questiona decisões sobre processo de impeachment de ministros do STF

A questão de ordem foi recebida pela Mesa.

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) apresentou um questionamento nesta quarta-feira (23), durante sessão plenária semipresencial, sobre os procedimentos de recebimento de pedido de impeachment, no Senado, contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A questão de ordem foi recebida pela Mesa, que decidirá sobre o questionamento “oportunamente”, segundo o presidente Davi Alcolumbre.

Além de aprovar a escolha de ministros do STF, o Senado tem competência para processá-los e julgá-los por crime de responsabilidade. No pedido, Lasier alega que a legislação determina que a decisão de analisar os pedidos que chegam à Casa deve ser compartilhada entre os integrantes da Mesa. Hoje, segundo o senador, a decisão de analisar os pedidos está nas mãos do seu presidente. Lasier aponta que “o procedimento atual afronta as normas legais e não tem amparo legal”.

— Que dispositivo regimental dá competência ao presidente do Senado para decidir monocraticamente sobre os pedidos de impeachment protocolados em substituição à Mesa do Senado? — indaga o senador na questão de ordem.

Lasier ainda questiona em qual momento a Mesa do Senado deve ser ouvida sobre pedidos de impeachment e qual o procedimento para interposição de recursos ao Plenário sobre a decisão do presidente. 

Na presidência da sessão convocada para votação de indicações de embaixadores e outras autoridades, Davi Alcolumbre assinalou:

 — A Mesa recolhe a questão de ordem de vossa excelência e responderá oportunamente — disse. 

Lasier pediu que o presidente definisse um prazo para resposta à questão de ordem: “Há quem diga que oportunamente significa nunca”, disse o senador ao que o presidente do Senado respondeu:

— E há quem diga que oportunamente significa oportunamente — finalizou Davi. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 23 de setembro de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro