AMB participa de posse da nova diretoria da Amages

Marianne Júdice de Mattos será a presidente no biênio 2020/2022; Daniel Pessanha o vice.

Marianne Júdice de Mattos será a presidente no biênio 2020/2022; Daniel Pessanha o vice

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) participou, na manhã desta segunda-feira (21), a posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages). Marianne Júdice de Mattos será a presidente no biênio 2020/2022 e Daniel Pessanha, que deixa a presidência hoje, o vice. Com a posse de Marianne, são 7 as mulheres à frente de associações estaduais. Para Renata Gil, primeira mulher a assumir a presidência da AMB, este número é muito representativo e importante.

“Cada uma das 5 regiões do Brasil tem, pelo menos, uma presidente à frente de uma associação, o que é muito emblemático para nós”, afirmou.

Marianne também é a primeira juíza presidente da Amages. Antes, o cargo foi ocupado apenas por desembargadores.

Renata agradeceu os trabalhos de Daniel Pessanha à frente da Associação e desejou sucesso a Marianne. “O Daniel, com sua humildade, conseguiu trazer importância para a Amages. Trouxe os pleitos e insistiu em pautas locais. Teve essa sensibilidade de levar as suas angústias, de insistir quando era necessário, e conseguiu alcançar ao lado de colegas guerreiros e bravos que engrandeceram o trabalho”, disse.

Marianne considerou que o momento atual é complexo e reforçou a necessidade de garantir a independência do Judiciário. “Um Judiciário forte, com juízes independentes, é indispensável para a existência da própria democracia e para as garantias dos direitos. Esse ponto deve ser sempre devidamente esclarecido a sociedade, prerrogativa de juiz não é privilégio, é o que garante aos jurisdicionados um julgamento justo, livre de pressões e influências. Em todo lugar em que a democracia ruiu iniciou-se pelo desmonte do Judiciário”, afirmou.

Em seu discurso, Daniel Pessanha enfatizou que “a magistratura capixaba é forte e tem de permanecer unida”. O governador do Estado, Renato Casa Grande (PSB), participou da abertura do evento. Disse que a Amages tem sido uma associação aberta ao diálogo com o Estado e com o Ministério Público. “A diretoria da Amages e os juízes têm sido muito parceiros e estado em sintonia com os avanços que nós precisamos ter”, afirmou.

Mesa da Posse da Amages | Ascom AMB

Marianne é juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Vitória. Foi eleita presidente da Amages e comandará a entidade por dois anos, de setembro de 2020 a setembro de 2022. A eleição foi realizada no dia 15 de setembro.

A juíza será responsável por dirigir uma associação com 555 associados, entre magistrados ativos, aposentados, pensionistas, federais e trabalhistas.

Se graduou em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. É juíza há 26 anos. Tem experiência em diversas áreas como o Direito Penal, Direito de Família e Direito Civil e Comercial.

Assista ao vídeo da posse:

Publicado em 21 de setembro de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro