Operação da PF que tem governador do Rio como alvo repercute entre senadores

Arolde citou que o Rio de Janeiro terá o “quinto governador preso por corrupção”.

A Operação Placebo da Polícia Federal, que apura desvios de verbas que deveriam ser usadas no combate à pandemia do coronavírus e teve como um dos alvos o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), repercutiu nesta terça-feira (26) entre os senadores.

Um dos mandados foi cumprido no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governo fluminense, e outro na casa do governador no Grajaú, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Witzel e sua mulher, Helena, foram alvos de mandados de busca e apreensão autorizados pelo ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ao defender o impeachment de Witzel, o senador Arolde Oliveira (PSD-RJ) lembrou o histórico recente de prisões de governadores e ex-governadores do Rio de Janeiro. Arolde citou que o Rio de Janeiro terá o “quinto governador preso por corrupção”, mas cinco ocupantes do cargo já foram presos em algum momento nos últimos quatro anos: Moreira Franco, Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão, Rosinha Garotinho e Anthony Garotinho. Todos respondem em liberdade, exceto Cabral.

“Vamos ter o quinto governador preso por corrupção, duas décadas de devastação. A Alerj tem que aprovar o impedimento do governador ou passará recibo de que também pertence à quadrilha. Pobre Rio de Janeiro, vamos negar votos a essa corja na eleição que vem aí”, defendeu Arolde.

Paulo Rocha (PT-PA) defendeu que a Polícia Federal investigue todas as denúncias, mas disse considerar “estranho” que a operação tenha ocorrido logo após a troca da chefia da PF. O novo diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, que tomou posse em maio, trocou o comando da superintendência da corporação no Rio de Janeiro.

“Que a PF investigue todos. Mas é muito estranho, logo após a troca do diretor, ser mudado o chefe da PF no Rio, arquivarem uma investigação contra Flávio Bolsonaro, um inimigo político do presidente, Witzel, ser alvo de operação e uma deputada federal saber disso antecipadamente.”

Paulo Rocha se referiu à deputada Carla Zambelli (PSL-SP), da base governista, que antecipou na segunda-feira (25), em entrevista à Rádio Gaúcha, que a Polícia Federal estava prestes a deflagrar operações contra desvios na área da saúde. Mesmo estranhamento foi manifestado por outros senadores como Rogério Carvalho (PT-SE) e Eliziane Gama (Cidadania-MA).

“Qualquer ato de corrupção deve ser punido com rigor. Mas deputada governista vazando Informações sobre ações da PF contra governadores é bem estranho. Espero que a PF, a PGR e o Judiciário ajam com transparência e punam quem infringir a lei, seja de governo ou oposição”, escreveu Eliziane em sua conta em uma rede social.

Para o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), o fato de Carla Zambelli saber com antecedência da operação indica que há interferência na PF.

“ A interlocutora do governo Bolsonaro não se contém em entrevista à Rádio Gaúcha e anuncia uma operação da PF que acontece no dia seguinte. Como ela soube antes? Fica clara a interferência e, mais ainda, a perseguição aos que se opõem ao governo”, apontou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 26 de maio de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro