Senadores comemoram notícias sobre testes de vacinas contra covid-19

A vacina foi a primeira a ser testada clinicamente em humanos nos Estados Unidos.

Senadores comemoraram nesta segunda-feira (18) as notícias sobre bons resultados de testes feitos por empresas que tentam desenvolver uma vacina contra a covid-19. Uma dessas empresas, a farmacêutica norte-americana Moderna, anunciou que a vacina experimental conseguiu produzir anticorpos em pacientes nos primeiros testes clínicos. Ainda serão necessárias outras fases de testes até que a vacina possa ser produzida em larga escala.

“Uma excelente notícia para iniciarmos a semana! Os pacientes receberam doses pequenas e médias e desenvolveram níveis de anticorpos semelhantes ou superiores aos encontrados em pessoas já recuperadas da doença”, disse o senador Dário Berger (MDB-SC) pelo Twitter.   

A vacina foi a primeira a ser testada clinicamente em humanos nos Estados Unidos. A segunda fase de testes já foi autorizada e deve começar nos próximos dias. De acordo com a empresa, é possível que a vacina fique pronta para uso emergencial no outono do Hemisfério Norte até dezembro.

Ao compartilhar reportagem sobre os testes, o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse que é preciso espalhar notícias boas.  “A primeira vacina contra a covid19 foi testada em humanos e se mostrou capaz estimular uma resposta imunológica contra o vírus. Podemos estar próximos de uma solução para essa pandemia, graças a Deus”, comemorou.

Pela rede social, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) também se mostrou animado com os resultados. “Notícia animadora. Vamos, juntos, vencer esse vírus!”.  Também otimista, Plínio Valério (PSDB-AM) classificou a vacina como a “luz no fim desse túnel tenebroso”. Já Eduardo Braga (MDB-AM) passou uma mensagem de confiança na ciência. “A ciência avança. Confie. Vai passar.”, escreveu o senador.

Iniciativa Global

Em todo o mundo, há mais de 100 projetos de pesquisa de vacinas contra a doença em andamento. Além disso, vários países se uniram em uma iniciativa global para acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso equitativo a diagnósticos, tratamentos e vacinas contra a covid-19. A iniciativa reúne países como França e Alemanha, organizações internacionais, fundações e empresas privadas, mas o Brasil ficou de fora da colaboração.

“Por causa de brigas deflagradas pelo presidente Jair Bolsonaro, o Brasil sequer foi convidado para lançar iniciativa global que reúne países como França e Alemanha”, lamentou o senador Humberto Costa (PT-PE), ex-ministro da Saúde. Para ele, o único remédio com comprovação científica de eficácia ainda é o isolamento social.

Recuperados

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) compartilhou outra notícia sobre testes com anticorpos contra o novo coronavírus. A biofarmacêutica Sorrento, também dos Estados Unidos, afirma ter encontrado um anticorpo que poderia proteger o corpo humano da doença. Os resultados, no entanto, foram obtidos somente em laboratório e não em testes com pessoas.

O senador também destacou o número de pessoas que já se curaram da covid-19. “Mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo já podem ser consideradas recuperadas da covid-19, doença que se espalhou por mais de 180 países de todos os continentes e foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março”, escreveu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 18 de maio de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro