Webinar debate temas para gestão de crise na advocacia

A presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação é a advogada Lara Selem.

A OAB Nacional promoveu, na tarde desta quinta-feira (30), o Webinar Gestão de Crise na Advocacia. O debate é organizado pela Comissão Especial de Gestão Empreendedorismo e Inovação do Conselho Federal. O vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana afirmou que pandemia e o isolamento promovem, ao mesmo tempo, um distanciamento e uma aproximação da realidade da advocacia brasileira, em toda sua multiplicidade e complexidade.

Viana falou sobre a retomada dos prazos processuais por meio eletrônico e como a falta de estrutura tem sido um problema para muitos profissionais. Ele destacou a importância do direito na crise. “O direito serve à vida e não a vida serve ao direito. Porém, na vida social e na vida política do nosso país, como na de sociedades contemporâneas, o direito é estruturante. Portanto, a responsabilidade e importância dos juristas, sobretudo aqueles que ocupam cargos públicos, e principalmente aqueles do judiciário, são dobradas porque não é possível abrir mão do direito para a convivência social”, disse ele.

A presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação, Lara Selem, prestou homenagem a todos aqueles profissionais que não podem permanecer em casa e precisam trabalhar fora durante a pandemia. Segundo ela, já são sentidas muitas quebras de paradigma no trato da advocacia recentemente e isso será sentido nos próximos meses. "Precisamos olhar de uma maneira plural para uma advocacia que abrange 1,2 milhão de profissionais em diversas situações, num país continental. Temos de repensar nossa forma de atuação profissional e maneiras de sair mais fortes dessa crise que estamos vivendo”, afirmou ela.

Ao longo do debate, foram discutidos temas como o retorno dos prazos eletrônicos e impactos na produção jurídica; trabalho remoto e infraestrutura; audiências virtuais e despachos por vídeos; relacionamento com clientes ativos e manutenção de contratos; relacionamento com a equipe, produtividade e motivação; prós e contras da advocacia em home office; perspectivas para a jovem advocacia, para as sociedades de advogados e para as mulheres advogadas.

Também participaram do Webinar o secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Borges, a secretária da Comissão Nacional da Jovem Advocacia, Clarissa Medeiros, o presidente da Comissão Nacional de Sociedades de Advogados, Marcelo Mota, o vice-presidente da Comissão Especial de Gestão, Empreendedorismo e Inovação, Antônio Abdalla, o secretário da comissão, David Nóvoa, e o presidente da AASP, Renato José Cury.

Publicado em 30 de abril de 2020
Fonte: Portal OAB

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro