“Punir quem pune é caminho para a impunidade”, diz Renata Gil à rádio Jovem Pan sobre lei de abuso de autoridade

A legislação entrou em vigor no dia 3 de janeiro de 2020.

A presidente da AMB, Renata Gil, falou sobre a Lei 13.869/2019, que dispõe sobre os crimes de abuso de autoridade cometidos por agentes públicos, em entrevista à rádio Jovem Pan, na manhã do dia 31 de dezembro.  Ela avaliou que a legislação vai levar insegurança aos magistrados brasileiros. “Punir quem pune é caminho para a impunidade”, disse. A magistrada lembrou que a entidade ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.236 em face de dispositivos da lei. A legislação entrará em vigor no dia 3 de janeiro.

A criação do juiz das garantias, figura prevista na Lei nº 13.964/2019, que altera legislação penal e processual penal brasileira, também foi tema da conversa com os jornalistas da rádio. Renata Gil explicou que a AMB também questionou a legislação no STF. “Entendemos que a medida é desnecessária, além de ser de difícil implementação”.

Clique aqui para escutar o programa.

Publicado em 4 de janeiro de 2020

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro