Sessão especial celebra aniversário de 170 anos do nascimento de Ruy Barbosa

Rui Barbosa foi jurista, político, advogado, diplomata, jornalista e escritor.

O Senado fará uma sessão especial em comemoração ao 170º aniversário de nascimento de Ruy Barbosa (1849-1923), às 10h de sexta-feira (22). A homenagem foi requerida pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Paulo Rocha (PT-PA), Paulo Paim (PT-RS), Flávio Arns (Rede-PR), Izalci Lucas (PSDB-DF), Eduardo Gomes (MDB-TO) e Esperidião Amin (PP-SC).

Considerado o patrono do Senado, Ruy Barbosa de Oliveira foi senador entre 1890 e 1923 e tem um busto no Plenário, acima da Mesa. Ele foi jurista, advogado, diplomata, jornalista, escritor e teve grande atuação na política brasileira. Concorreu à presidência da República nas eleições de 1910 e 1919, perdendo a disputa para Hermes da Fonseca e depois para Epitácio Pessoa.

O patrono foi o primeiro ministro da Fazenda e da Justiça do período republicano, e representou o Brasil na Conferência de Haia de 1907, que estabeleceu importantes normas de direito internacional. Além de membro fundador da Academia Brasileira de Letras, que presidiu entre 1908 e 1919. Barbosa nasceu na Bahia em 5 de novembro de 1849. A data do seu nascimento marca também o Dia da Cultura e da Ciência.

Em 1930, a casa onde Ruy Barbosa viveu de 1895 a 1923, no Rio de Janeiro, foi transformada no Museu Casa de Rui Barbosa, hoje Fundação Casa de Rui Barbosa. A organização conserva os móveis, os objetos de família, a biblioteca e os arquivos de Barbosa. Cabe à fundação administrar esse patrimônio, além de promover e publicar estudos e pesquisas sobre a atuação de seu patrono.

Outras homenagens

O Senado analisa a proposta da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) que estabelece o Prêmio Rui Barbosa (PRS 59/2019). O prêmio será destinado a pessoas que tenham oferecido uma relevante contribuição ao Poder Legislativo e às carreiras jurídica e diplomática. Randolfe Rodrigues é autor do Projeto de Resolução do Senado (PRS 70/2019), que aguarda aprovação no Plenário, para denomina como “Plenário Ruy Barbosa” o Plenário do Senado Federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 21 de novembro de 2019

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro