Audiência na CAS debate Dia Nacional de Conscientização sobre Esquizofrenia

A sociedade precisa saber que a esquizofrenia não tem cura, mas permite à pessoa por ela acometida ter uma vida normal.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) fará uma audiência pública para debater a importância da criação do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esquizofrenia, a ser celebrado em 24 de maio. A reunião está marcada para esta quarta-feira (23), a partir das 11h, no plenário 9 da Ala Senador Alexandre Costa.

Autor do requerimento para a audiência e também do projeto que institui a efeméride (PL 3.202/2019), o senador Flávio Arns (Rede-PR) ressaltou que a data já é celebrada em diversos países e tem como objetivo chamar a atenção para esse transtorno mental que acomete 1% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para o parlamentar, a promoção de debates e a conscientização sobre a esquizofrenia é imprescindível, uma vez que as pessoas com essa doença enfrentam muitas dificuldades sociais, sobretudo no campo das relações pessoais e de trabalho.

— A sociedade precisa saber que a esquizofrenia não tem cura, mas permite à pessoa por ela acometida ter uma vida normal, produtiva e integrada à sociedade por meio de tratamento adequado com medicamentos e apoio psicossocial — disse.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a esquizofrenia é um transtorno crônico, profundamente incapacitante, caracterizado por importantes sintomas psicóticos, bem como deficits na emoção, motivação e cognição. Os sintomas são alucinações e delírios, que promovem falsas percepções do ambiente e crenças irreais.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Publicado em 22 de outubro de 2019

Perguntas Relacionadas

Confira as vantagens

Cadastrados no Portal Justiça podem ter seu perfil profissional. Com um endereço exclusivo jurista.me/seunome. Seu perfil servirá para você ser encontrado por possíveis clientes através do Portal Justiça. Nele é possível informar suas áreas de atuação, mostrar sua trajetória, adicionar informações de contato e muita coisa ainda está por vir!

Para quem não é jurista, pode retirar suas dúvidas com os juristas do Portal Justiça na seção de perguntas.

Além disso, juristas terão acesso a notificações em Diários da Justiça sem nenhum custo. Para mais informações clique aqui

Temos muitas novidades ainda por vir, cadastre-se para receber notificações dos nossos lançamentos.

Abaixo um exemplo de como pode ficar seu perfil profissional no portal justiça:

Clique aqui para fazer o seu cadastro